Antropofagia às avessas: modernismos e decolonialidade

Palavras-chave: Modernismo, Decolonialidade, Antropofagia, História

Resumo

Este texto de apresentação retoma os termos que originaram este dossiê, abarcando a ideia inicial da chamada de artigos que buscava ampliar os conceitos de modernismo e de decolonialidade em diferentes pesquisas. Posteriormente, realizou-se uma descrição avaliativa de cada um dos dez artigos que compõem o volume e da entrevista documental que o encerra. Ao se abrir para o inesperado, o dossiê reuniu contribuições de grande diversidade, atualizando as discussões sobre intersecções entre a produção modernista e a decolonial.

 

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Biografia do Autor

Maurício de Carvalho Teixeira, Faculdade Paulista de Artes

Pesquisador e assessor do Citinova - convênio entre a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria (Fupai) e a Prefeitura Municipal de Itabira. Um dos autores do livro Como Escrever a Pesquisa (Editora da Universidade Estadual do Amazonas, 2019). Pós-Doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros da USP, com apoio da Fapesp (2009-2011). Possui Doutorado e Mestrado em Letras pela USP, Bacharelado e Licenciatura em História pela Unicamp. Foi professor do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade Katyavala Bwila (Angola, 2021). Atua principalmente com metodologias de pesquisa, supervisão de projetos, gestão universitária, processos de criação e inovação, estratégias de ensino, gestão da cultura, editoração científica e produção editorial.

Nina Graeff, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). João Pessoa-PB, BR

Cantautora, pianista, escritora e produtora cultural com doutorado em Música/Antropologia e Educação pela Universidade Livre de Berlim (2017). Possui graduação em Comunicação Social (PUCRS, 2005), graduação em Música (UFRGS, 2009), "diploma de estudos musicais" pelo Conservatório Nacional de Estrasburgo (França, 2009), mestrado em "Transcultural Music Studies" pelo Instituto de Musicologia de Weimar-Jena (Alemanha, 2011). Foi bolsista do programa internacional de doutorado "Interart Studies (2013-3016); bolsista de pós-doutorado do programa HONORS da Universidade Livre de Berlim (2018-2019); bolsista de pós-doutorado do DAAD para realização da pesquisa tons de machete em cooperação com a Universidade de Aveiro Portugal (2019). Atuou como Professora Visitante da UFPB (2020-2022), docente e pesquisadora da cátedra UNESCO de Estudos Transculturais da Música (2017-2020) e do projeto científico e tecnológico internacional "Global Music Database" (2011-2012) em Weimar. É autora do livro Os Ritmos da Roda: Tradição e Transformação no Samba de Roda (2015). Atua como cantora popular desde a adolescência, tornando-se mais tarde compositora e pianista. É iniciadora, curadora e performer do evento multiartístico Sarau Mundi em Berlim (2018-2019). Foi premiada em diversos concursos de literatura, como o Off-Flip 2021. Tem contribuído internacionalmente para o debates sobre Patrimônio Cultural Imaterial e Diversidade Cultural. Atua como pesquisadora e produtora cultural no âmbito de expressões musicais afro-brasileiras, com enfoque no Candomblé e no Samba de Roda baianos. Tem experiência nas áreas de Etnomusicologia e Antropologia Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: música afro-brasileira; patrimônio imaterial; transculturalidade; cantos tradicionais, conhecimento corporal, decolonialidade.

Referências

ANDRADE, M. Poesias completas. Edição crítica de Diléa Zanotto Manfio. Belo Horizonte: Villa Rica, 1993.
Publicado
2023-10-21
Como Citar
Teixeira, M. de C., & Graeff, N. (2023). Antropofagia às avessas: modernismos e decolonialidade. Dialogos, 27(2), I-VII. https://doi.org/10.4025/dialogos.v27i2.70005