A passagem do período liberal para o novo modelo de repressão no cinema do stalinismo tardio

Palavras-chave: Cinema; Sócio-história cinematográfica; URSS.

Resumo

O stalinismo tardio (1945-53) é reconhecido como o ponto baixo do cinema soviético, qualitativa e quantitativamente, com uma censura mais precisa, rápida e atuante. O engajamento político exigido pelo regime, a ausência de críticas, a disseminação de sua pauta de interesses, no entanto, não foram nem imediatos nem automáticos. Apesar do apoio do regime à Lysenko e seus seguidores, e da subsequente série de filmes científicos que faziam eco aos seus pressupostos, teorias e expoentes, a maioria das películas lançadas entre 1945-48 manteve silêncio e distanciamento, preferindo tornar-se atraente para o público. Foram selecionados oito filmes com temática científica produzidos entre 1946 e 1950, em decorrência de seus diretores e relevância sobre a visão de ciência ou sua ausência (apesar de protagonistas cientistas). A sócio-história cinematográfica de Marc Ferro apreende, por meio destes filmes, uma sociedade que se desvencilha do controle do regime, e as necessidades deste em tentar reimpor-se.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moisés Wagner Franciscon, Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba-PR, BR

Graduado, pós-graduado e mestre pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Referências

BEUMERS, Birgit. A History of Russian cinema. Londres: Bloomsbury, 2009.

BO, João Lanari. Cinema para russos, cinema para soviéticos. Bazar do Tempo, 2019.

BORDWELL, David. The Cinema of Eisenstein. Routledge, 2020.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

BROWN, Archie. The Gorbachev factor. Oxford: Oxford University Press, 1996.

CAUTE, David. The dancer defects: the struggle for cultural supremacy during the Cold War. Kings’s Lynn: Oxford University Press, 2005.

CHERNYSHOVA, Natalya. Soviet consumer culture in the Brezhnev Era. Abingdon: Routledge, 2013.

CHRISTIE, Ian; TAYLOR, Richard. Eisenstein rediscovered. Londres: Routledge, 2005.

CHRISTIE, Ian; TAYLOR, Richard. The film factory: Russian and Soviet cinema in documents, 1896-1939. Londres: Routledge, 2005b.

CLARK, Katerina. The Soviet novel: history as ritual. Bloomington: Indiana University Press, 2000.

EASTMAN, Max. Stalin's Russia: and the crisis in socialism. Londres: Routledge, 2021.

FAIRCLOUGH, Pauline. Dmitry Shostakovich. Londres: Reaktion Books, 2019.

FAY, Laurel. Shostakovich: a life. Oxford: Oxford University Press, 2000.

FERRO, Marc. Cinema e História. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

FERRO, Marc. Dos soviets à burocracia. Porto Alegre: CEECA, 1988.

FERRO, Marc. El Cine, una visión de la historia. Madrid: Akal, 2008.

FERRO, Marc. História das colonizações. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

FERRO, Marc. O filme: uma contra-análise da sociedade? In LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

FIGES, Orlando. Uma história cultural da Rússia. Rio de Janeiro: Record, 2017.

FÜRST, Juliane. Late Stalinist Russia: society between reconstruction and reinvention. Londres: Routledge, 2006.

GOODWIN, James. Eisenstein, Cinema, and History. Urbana: University of Illinois Press, 1993.

GORBACHEV, Mikhail. Minha vida. Barueri: Amarilys Editora, 2016.

HAKOBIAN, Levon. Music of the Soviet Era: 1917-1991. Abingdon: Taylor & Francis, 2016.

KENEZ, Peter. Cinema and Society: from the Revolution to the death of Stalin. London/Nova York: I. B. Tauris, 2008.

KENEZ, Peter. Cinema and Soviet society, 1917-1953. Cambridge University Press, 1993.

KENEZ, Peter. The birth of the Propaganda State: Soviet methods of mass mobilization. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.

LAWTON, Anna (org.). Kinoglasnost. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.

LAWTON, Anna (org.). The Red screen. Londres: Routledge, 1992.

LEWIN, Moshe. O fenômeno Gorbachev. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

LEWIN, Moshe. O século soviético. Rio de Janeiro: Record, 2007.

LEWIS, Ben. Foi-se o martelo: a história do comunismo contada em piadas. Rio de Janeiro: Record, 2014.

LEYDA, Jay. Kino: a history of the Russian and Soviet film. Londres: George Allen & Unwin, 1960.

LIEHM, M.; LIEHM, A. The most important art: Soviet and Eastern European film after 1945. Berkeley: University of California Press, 1980.

MCSMITH, Andy. Fear and the muse kept watch: the Russian masters from Akhmatova and Pasternak to Shostakovich and Eisenstein under Stalin. Nova York: New Press, 2015.

MENEY, Patrick. A kleptocracia: a corrupção na União Soviética. Rio de Janeiro: Record, 1984.

MILLER, Jamie. Soviet cinema: politics and persuasion under Stalin. Londres: I.B.Tauris, 2010.

MONTEFIORE, Simon Sebag. Stálin: a corte do czar vermelho. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

MORETTIN, Eduardo Victorio. O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro. História: Questões & Debates, Curitiba, nº 38, p. 11-42, 2003.

MORETTIN, Eduardo Victorio; NAPOLITANO, Marcos (orgs.). O cinema e as ditaduras militares: contextos, memórias e representações audiovisuais. São Paulo: Intermeios/Fapesp; Porto Alegre: Famecos, 2018.

MUNHOZ, Sidnei. Guerra Fria: história e historiografia. Curitiba: Appris, 2020.

NAPOLITANO, Marcos. “Vencer Satã só com orações”: políticas culturais e cultura de oposição no Brasil dos anos 1970. In: ROLLEMBERG, Denise; QUADRAT, Samantha Viz (orgs.). A construção social dos regimes autoritários. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

NEUBERGER, Joan. This thing of Darkness: Eisenstein's Ivan the Terrible in Stalin's Russia. Ithaca: Cornell University Press, 2019.

NISHI, Shusei. Tarkovsky and his time. Saitama: Alt-Arts LLC, 2011.

PEREIRA, Wagner Pinheiro. O poder das imagens: cinema e política nos governos de Adolf Hitler e de Franklin D. Roosevelt. São Paulo: Alameda, 2012.

ROBERTS, Geoffrey. Stalin's library. Padstow: Yale University Press, 2022.

RODRIGO Francisco Dias. Pensando a “Escritura fílmica da história”: Uma leitura crítica do livro de Robert A. Rosenstone. In: XXVIII Simpósio Nacional de História: lugares dos historiadores velhos e novos desafios. Florianópolis: UFSC, 27 a 31 de julho de 2015.

ROLLBERG, Peter. Historical dictionary of Russian and Soviet cinema. Lanham: Scarecrow Press, 2009.

ROSENSTONE, Robert. A história nos filmes, os filmes na história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

SILVA, Francisco Carlos Teixeira da; LEÃO, Karl Schurster Souza; LAPSKY, Igor. O cinema vai à guerra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

SPRING, Derek; TAYLOR, Richard. Stalinism and Soviet cinema. Abingdon: Routledge, 1993.

TAAM, Pedro. Dmitri Shostakovich e a Sétima Sinfonia – “Leningrado”: micropolítica e máquina de guerra. Mestrado em Comunicação e Semiótica pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. São Paulo, 2018.

TAUBMAN, William. Gorbachev: his life and times. Nova York: Simon and Schuster, 2017.

TAYLOR, Richard (Org.). The Eisenstein reader. Londres: Bloomsbury, 2019.

VOLKOV, Solomon. Shostakovich and Stalin. Nova York: Knopf Doubleday, 2004.

YOUNGBLOOD, D. Russian war films: on the Cinema Front, 1914-2005. Lawrence: University Press of Kansas, 2007.

Publicado
2024-09-24
Como Citar
Franciscon, M. W. (2024). A passagem do período liberal para o novo modelo de repressão no cinema do stalinismo tardio. Dialogos, 28(1), 184-210. https://doi.org/10.4025/dialogos.v28i1.72380