Empresários e política no Brasil: O Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais (IPES), 1961-1971

  • Hernán Ramirez

Resumen

O artigo aborda a constituição e as formas de ação adotadas pelo Instituto de Estudos Econômicos e Sociais (IPES), grupo de pressão financiado por empresas, de relevante participação na crise do regime populista e no decorrer do governo autoritário instaurado no Brasil após 1964, cujos membros mais destacados chegaram à condução econômica do país, ocupando postos governamentais e outros cargos relevantes. Entidade que pode ser considerada paradigma de uma nova matriz de relação entre o Estado, as corporações empresariais e os técnicos vinculados fundamentalmente à área econômica, atuando como ponte para desenhar e pôr em prática, seja de forma direta ou indireta, políticas de transformações profundas na estrutura econômica, afastando-a dos modelos desenvolvimentistas para aproximála, cada vez mais, dos moldes liberais.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Hernán Ramirez
Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pósdoutorado no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro IUPERJ. Atualmente é Professor Adjunto concursado da Universidade Estadual de Londrina, atuando na área de História da América e como editor da revista Antitese.
Publicado
2017-04-16
Cómo citar
Ramirez, H. (2017). Empresários e política no Brasil: O Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais (IPES), 1961-1971. Dialogos, 13(1), 209 - 240. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/36755
Sección
Artículo