ARCARY, Valério. As esquinas perigosas da História: Situações revolucionárias em perspectiva marxista. São Paulo: Xamã, 2004. 240 páginas.

  • Marcos Moutta de Faria

Resumen

Em nossos dias, o tema da revolução socialista é capaz de provocar constrangimento em boa parcela da intelectualidade e das organizações políticas da esquerda brasileira. Vivemos em um período no qual a maioria das organizações de esquerda reduziu as expectativas de transformações políticas e sociais e decidiu seguir o conselho que sugere “contrair o horizonte utópico”. Para Valério Arcary, no entanto, o tema da revolução social continua atual. Ele julga que a democracia, mesmo assentada no sufrágio universal, é incapaz de esgotar as possibilidades e as necessidades, sentidas pelo proletariado, de promover transformações sociais e políticas.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2018-01-22
Cómo citar
Faria, M. M. de. (2018). ARCARY, Valério. As esquinas perigosas da História: Situações revolucionárias em perspectiva marxista. São Paulo: Xamã, 2004. 240 páginas. Dialogos, 9(1), 223 - 227. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/41427
Sección
Comentarios