A historiografia medieval e a escrita da História: os objetos impressos do Livro dos Feitos (1557)

  • Luciano José Vianna Professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE)/Campus Petrolina. Doutor em Cultures en contacte a la Mediterrània pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Membro do Institut d'Estudis Medievals (UAB-IEM). Coordenador do Spatio Serti - Grupo de Estudos em Medievalística (UPE/Campus Petrolina)

Résumé

O Livro dos Feitos é uma obra que apresenta as principais conquistas no âmbito da Reconquista realizadas pelo rei Jaime I de Aragão (1208-1276). Os objetos que formam sua tradição textual apresentam não somente as características do primeiro texto produzido pelo rei, mas também destacam as modificações/manipulações que foram acrescentadas aos diversos objetos da tradição textual no decorrer dos séculos. Neste artigo, apresentamos um dos objetos desta tradição textual, especificamente a edição R-15398 da Biblioteca Nacional de España, e analisamos a relação entre o mesmo e sua historicidade.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Luciano José Vianna, Professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE)/Campus Petrolina. Doutor em Cultures en contacte a la Mediterrània pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Membro do Institut d'Estudis Medievals (UAB-IEM). Coordenador do Spatio Serti - Grupo de Estudos em Medievalística (UPE/Campus Petrolina)
Professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE)/Campus Petrolina. Doutor em Cultures en contacte a la Mediterrània pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Membro do Institut d'Estudis Medievals (UAB-IEM). Coordenador do Spatio Serti - Grupo de Estudos em Medievalística (UPE/Campus Petrolina)
Publiée
2016-09-01
Comment citer
Vianna, L. J. (2016). A historiografia medieval e a escrita da História: os objetos impressos do Livro dos Feitos (1557). Dialogos, 20(3), 30-41. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/33669