Dilemas de representação na carreira e obra de Emilio Fernández
Résumé
O presente artigo analisa os dilemas de representação na carreira e obra do ator e diretor mexicano Emilio “El Indio” Fernández a partir dos melodramas Flor Silvestre (1942), Las Abandonadas (1945), Pueblerina (1949) e especialmente Maria Candelária (1944) e La Perla (1947). Na disputa pela formulação de uma iconografia nacional através do cinema, os filmes de Fernández foram pioneiros na inserção da experiência indígena e na inclusão de debates sobre justiça social. No entanto, por outro lado, esse avanço é marcado por inúmeras contradições, tais como uma naturalizada violência de gênero e o fortalecimento de conservadores modelos de masculinidade.
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Références
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Filmografia
Corazón Bandolero (México, 1934), de Raphael J. Sevilla
Janitzio (México, 1935), de Carlos Navarro
Redes (México, 1934-1936), de Emilio Gomez Muriel e Fred Zinnemann
Adiós Nicanor (México, 1937), de Rafael E. Portas
A Noite dos Maias (México, 1939), de Chano Urueta
La isla de la pasión (México, 1942), de Emilio Fernández
Soy puro mexicano (México, 1942), de Emilio Fernández
Doña Bárbara (México, 1943), de Fernando de Fuentes
Flor Silvestre (México, 1943), de Emilio Fernández
Maria Candelária (México, 1944), de Emilio Fernández
La Perla (México, 1945), de Emilio Fernández
Las Abandonadas (México, 1945), de Emilio Fernández
Pueblerina (México, 1949), de Emilio Fernández
Doña Diabla (México, 1949), de Tito Davison
La Negra Angustias (México, 1950), de Matilde Landeta
Cinema de Lágrimas (Brasil/México, 1995), de Nelson Pereira dos Santos
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