A CRISE FINANCEIRA INTERNACIONAL E O MERCADO DE TRABALHO NOS ESTADOS UNIDOS: LIÇÕES PARA O BRASIL

  • Joaquim Miguel Couto UEM, Maringá
  • José Adalberto Morão Dantas Professor Titular da UNIFAMMA
  • Carlos Eduardo Freitas Professor da Universidade Federal de Mato Grosso.
Palavras-chave: Crise financeira, Mercado de Trabalho, Desindustrialização, Estados Unidos.

Resumo

A crise financeira internacional de 2008/2009 revelou aos Estados Unidos que sua economia é atualmente incapaz de gerar empregos de qualidade suficientes para sua população economicamente ativa. As teorias de David Ricardo, Karl Marx e J. M. Keynes ajudam a entender o que se passa na principal economia do planeta. Este trabalho aponta que a causa do alto desemprego, além do baixo crescimento da economia e do avanço tecnológico, é o processo de desindustrialização que o país enfrenta desde os anos 1980. A lição para o Brasil, neste momento de perda de competitividade da indústria nacional em relação aos produtos importados, causada principalmente pela valorização cambial, é que a indústria brasileira deve ser protegida da concorrência desleal de outros países, e com isso evitar ou retroceder o processo de desindustrialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Miguel Couto, UEM, Maringá
possui graduações em Administraçâo de Empresas (1987) e Ciências Econômicas (1991) pela Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais de Santos, mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1995) e doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Desenvolvimento Econômico e Economia Brasileira. Atua também nos seguintes temas: História do Pensamento Econômico, Economia Monetária, Industrialização e Meio Ambiente.
José Adalberto Morão Dantas, Professor Titular da UNIFAMMA
Professor aposentado da UEM.
Carlos Eduardo Freitas, Professor da Universidade Federal de Mato Grosso.
Mestre em Economia pela UEM.
Publicado
2016-04-29
Como Citar
Couto, J. M., Dantas, J. A. M., & Freitas, C. E. (2016). A CRISE FINANCEIRA INTERNACIONAL E O MERCADO DE TRABALHO NOS ESTADOS UNIDOS: LIÇÕES PARA O BRASIL. A Economia Em Revista - AERE, 21(2), 61-76. https://doi.org/10.4025/aere.v21i2.23178
Seção
Artigos