O perfil do comércio exterior brasileiro de serviços: 1990 a 2008

  • Elaine Cristina Piza Universidade Estadual de Maringá
  • Anderson de Castro Moura UEM
Palavras-chave: Comércio Exterior, Serviços, Liberalização, GATS

Resumo

O presente artigo discorre sobre o comércio exterior de serviços no Brasil. Além disso, abordam-se as peculiaridades do comércio de serviços bem como os organismos que fornecem subsídios legais ao tratamento do tema. Faz uso da tipologia longitudinal no tratamento dos dados para o delineamento do perfil das trocas internacionais de serviços brasileiros onde serão evidenciados, através da análise das principais contas, o déficit na balança de serviços, as principais contas deficitárias e superavitárias, destacando os possíveis nichos de mercado que o Brasil poderá desenvolver uma vantagem competitiva frente aos demais países. Por fim, conclui-se, entre outras coisas, que as exportações brasileiras de serviços são concentradas em poucos países e que a participação do Brasil nas exportações mundiais de serviços é muito pequena, sobretudo quando comparada a outros países dos BRIC´s.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-11-30
Como Citar
Piza, E. C., & Moura, A. de C. (2011). O perfil do comércio exterior brasileiro de serviços: 1990 a 2008. A Economia Em Revista - AERE, 18(2), 137-152. https://doi.org/10.4025/aere.v18i2.12981
Seção
Artigos