O impacto do salário mínimo sobre o desemprego: revisão de literatura e evidências empíricas

  • Kézia de Lucas Bondezan UEM
  • Luiz Guilherme Scorzafave USP
Palavras-chave: Mercado de Trabalho, Desemprego, Salário Mínimo

Resumo

Considerando a importância que o salário mínimo tem sobre o mercado de trabalho, o artigo apresenta uma revisão de literatura das principais teorias que abordam a temática salário mínimo e desemprego. Os modelos apresentados são: Estruturalista Marxista, Modelo Competitivo com força de trabalho homogênea de um e dois setores, Modelo Competitivo com força de trabalho heterogênea e Modelos não competitivos. Dada a hipótese de cada um desses modelos é possível observar que o aumento do salário mínimo trará impactos diferentes sobre o mercado de trabalho. O artigo também apresenta trabalhos empíricos que tratam o assunto. Com base em pesquisas internacionais e nacionais, observa-se que em alguns casos o aumento do salário mínimo tem impacto negativo sobre a taxa de desemprego, porém nem sempre isso ocorre, havendo então espaço para discussão das diversas teorias apresentadas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kézia de Lucas Bondezan, UEM
Possui graduação em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Atualmente cursa Doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá. Professora assistente da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: pobreza, renda, desenvolvimento econômico e papel moeda, cartao de crédito, cheque.
Luiz Guilherme Scorzafave, USP
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Teoria Econômica pela USP (2001) e doutorado em Economia pela USP (2004). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo, no câmpus de Ribeirão Preto. Atua principalmente nos seguintes temas: economia de gênero, economia do trabalho, desigualdade de renda, pobreza, avaliação de políticas e economia da educação.
Publicado
2011-11-30
Como Citar
Bondezan, K. de L., & Scorzafave, L. G. (2011). O impacto do salário mínimo sobre o desemprego: revisão de literatura e evidências empíricas. A Economia Em Revista - AERE, 18(1), 53-66. https://doi.org/10.4025/aere.v18i1.13039
Seção
Artigos