Desafios empresariais e sugestões de políticas frente a pandemia de Covid-19

  • Daniel Amorim Souza Centurião Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Caroline Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Mateus Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Impactos econômicos; Pandemia; Pequenas Empresas.

Resumo

Diante do difícil momento enfrentado em decorrência dos reflexos da pandemia, diversas questões sociais, sanitárias e econômicas estão expostas em debate. Compreender de forma mais detalhada como as pequenas empresas tem lidado com esse momento bem como seus desafios são questões de ordem para sustentação do emprego e renda na economia. Refletir sobre possibilidades de políticas, mais adequadas a estas empresas se mostra relevante dada a urgência e seus impactos positivos possíveis. A urgência se revela nos resultados com quedas de 70% do faturamento bruto, e uma massa já formada de demissões, que poderá se agravar, além de outras questões como desabastecimento e dificuldades de acesso ao crédito. As políticas de garantias e acesso ao crédito, o aumento de conhecimento em decisões de uso do capital de giro e por fim a garantia de renda mínima mostram-se fundamentais para evitar danos ainda maiores a economia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bolsista de Coordenação e Pesquisa em Inovação Tecnológica (CPIT) na Fundação de Apoio a Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul - FUNDECT. Mestre em Economia, formada pelo Programa de Pós - Graduação Stricto Sensu em Economia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Toledo (2019). Economista formada pela Unioeste - Toledo (2016). Atuou como bolsista de iniciação científica nas áreas de desenvolvimento regional e agronegócio no período de 2014 a 2016, recebendo prêmios e homenagens de melhor trabalho nos eventos I e II EAICTI e atuou por dois anos consecutivos como monitora em Econometria. Ganhadora do 30º Prêmio de Ciência e Tecnologia Governador José Richa, edição de 2017.

Mateus, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação UFMS (2010), mestrado UEM (2012) e Doutorado UFRGS (2018) em Economia. Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência nos seguintes temas: economia monetária, industrial, brasileira, agronegócio, desenvolvimento regional e econômico, mercado de capitais, inovação e geografia econômica. Possui Livros e capítulos publicados, artigos em periódicos científicos no Brasil e exterior. Também, trabalhos apresentados em eventos científicos no Brasil, países da América do Sul, Europa e Estados Unidos. Assessor de relações interinstitucionais na UEMS e atual coordenador do Centro de Estudos de Fronteira General Padilha - CMO/UEMS/UFMS. Articulista esporádico nos jornais Lê Monde Diplomatique, O Estado MS e Correio do Estado. Comentários nas rádios Jovem Pan CG e Educativa FM. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Referências

BANCO CENTRAL DO BRASIL. (2020). FOCUS - RELATÓRIO DE MERCADO. BANCO CENTRAL DO BRASIL, Brasília.

CANO, W. (2015). Crise e industrialização no Brasil entre 1929 e 1954: a reconstrução do Estado Nacional e a política nacional de desenvolvimento. Revista de Economia Política , 35 (3), 444-460.

FORNARO, L., & WOLF, M. (2020). Covid-19 coronavirus and macroeconomic policy. Centre for Economic Policy Research (CEPR) , p. Discussion Paper Nº. DP14529.

FURTADO, C. (2007). Formação Econômica do Brasil (34 ed.). São Paulo: Companhia das Letras.

HAYEK, F. A. (1977). O caminho da servidão (2 ed.). São Paulo: São Paulo.

JUNIOR, R. R., & SANTA RITA, L. P. (2020). Impactos da Covid-19 na economia: limites, desafios e políticas. Cadernos de Prospecção, 13, 459.

KEYNES, J. M. (1936). The general theory of interest, employment and money. London: MacMillan.

MARCONDES, M. M., SANDIM, T. L., & DINIZ, A. P. (2018). Transversalidade e Intersetorialidade: mapeamento do debate conceitual no cenário brasileiro. Administração Pública e Gestão Social, 22-33.

MATO GROSSO DO SUL - JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. (2020). Estatísticas. Acesso em 10 de Maio de 2020, disponível em JUCEMS: http://www.jucems.ms.gov.br/informacoes/estatisticas.
MINISTÉRIO DO TRABALHO. (2016). CAGED - CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS. Acesso em 01 de Maio de 2020, disponível em PROGRAMA DE DISSEMINAÇÃO DAS ESTATÍSTICAS DO TRABALHO: http://pdet.mte.gov.br/acesso-online-as-bases-de-dados.

MINISTÉRIO DO TRABALHO. (2016). RAIS - RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS. Acesso em 01 de Maio de 2020, disponível em PROGRAMA DE DISSEMINAÇÃO DAS ESTATÍSTICAS DO TRABALHO: http://pdet.mte.gov.br/acesso-online-as-bases-de-dados.

RESENDE, M. F. (2020). Emissão de moeda e dívida durante a pandemia do Covid-19. CEDEPLAR .

RODRIGUES, R. V., & TEIXEIRA, E. C. (2010). Gasto público e crescimento econômico no Brasil: uma análise comparativa dos gastos das esferas do governo. Revista Brasileira de Economia , 64, 423-438.
Publicado
2020-11-11
Como Citar
Amorim Souza Centurião, D., Andressa Welter, C., & Boldrine Abrita, M. (2020). Desafios empresariais e sugestões de políticas frente a pandemia de Covid-19. A Economia Em Revista - AERE, 28(1), 54-65. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EconRev/article/view/54808