HETEROGENEIDADE DOS PROFESSORES E DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES

  • Leonardo Luz Univarsidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Desigualdade Educacional, Efeitos fixos, Professor

Resumo

Este artigo investigou o efeito da heterogeneidade dos professores sobre a proficiência média escolar em Língua Portuguesa e Matemática na Prova Brasil (2009; 2011). Com base em um painel de escolas, foram considerados os desvios em relação à média das características dos professores como proxies para heterogeneidade docente e sua interação com uma dummy indicadora de critério de homogeneidade por desempenho na formação das turmas, para verificar se ocorre uma apropriação dos benefícios ofertados pelo docente pelos melhores alunos. Os resultados indicam efeitos significativos da heterogeneidade e os melhores alunos se beneficiam apenas em exames de Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COLEMAN, J. Equality of Educational Opportunity. Office of Education, U. S.Washington D. C,1966.
CUNHA, F; HECKMAN, J. The technology of skill formation. American economic review, v. 97, n. 2, p. 31-47, 2007.
CURI, E. Prova Brasil de matemática: revelações, possibilidades de avanços nos saberes de alunos de 4ª série/5º ano e indicativos para formação de professores. Programa Observatório da Educação, CAPES, 2010.
ESTRADA, P; WANG, H; FARKAS, T. Elementary English Learner Classroom Composition and Academic Achievement: The Role of Classroom-Level Segregation, Number of English Proficiency Levels, and Opportunity to Learn. American Educational Research Journal, v. 57, n. 4, p. 1791-1836, 2020.
FERREIRA,F; GIGNOUX, J. The measurement of educational inequality: Achievement and opportunity. The World Bank Economic Review, v. 28, n. 2, p. 210-246, 2014.
FILMER, D; PRITCHETT, L. The effect of household wealth on educational attainment: evidence from 35 countries. Population and development review, v. 25, n. 1, p. 85-120, 1999.
FRANCO, C et al. Qualidade e equidade em educação: Reconsiderando o significado de “fatores intra-escolares”. Avaliação de Políticas Públicas, v. 15, n. 55, p. 277-298, 2007.
GOLDHABER. D., BREWER, D. Why don't schools and teachers seem to matter? Assessing the impact of unobservables on educational productivity. The Journal of Human Resources 32 (3), 505–523, 1997.
HANUSHEK, E. The economics of schooling: Production and efficiency in public schools. Journal of economic literature, p. 1141-1177, 1986.
HANUSHEK, E.; RIVKIN, S. Generalizations about using value-added measures of teacher quality. American Economic Review, v. 100, n. 2, p. 267-71, 2010.
HSIAO, C. Panel data analysis—advantages and challenges. Test, v. 16, n. 1, p. 1-22, 2007.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP) - http://portal.mec.gov.br/index.php?id=11481&option=com_content&task=view
KIM, R; SEO, E. The relationship between teacher efficacy and students' academic achievement: A meta-analysis. Social Behavior and Personality: an international journal, v. 46, n. 4, p. 529-540, 2018.
JOHNSON, R. et al. Applied multivariate statistical analysis. Englewood Cliffs, NJ: Prentice hall, 1992.
JUVONEN, J. The potential of schools to facilitate and constrain peer relationships. Handbook of peer interactions, relationships, and groups, p. 491-509, 2018.
LUZ, L; ALMEIDA, E. Qualidade e Equidade na Educação: A Hipótese da Curva de Kuznets Educacional. A Economia em Revista, v. 24, n. 1, p. 11-26, 2016.
MACHADO, D; FIRPO, S; GONZAGA, G. A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professor. Texto para discussão, 2013.
MOHAMMED, M. O. B.; EDU, A.; ETOH, Lawrencia Chinyeaka. Principals’ Administrative Skills: A Predictor of Students’ Academic Performance in Lagos State, Nigeria. Journal of Research in Educational and Business Studies, v. 5, n. 1, p. 186-203, 2020.
MURNANE, R.; PHILLIPS, B. What do effective teachers of inner-city children have in common?. Social Science Research, v. 10, n. 1, p. 83-100, 1981.
NEWMANN, F. et al. Instructional program coherence: What it is and why it should guide school improvement policy. Educational evaluation and policy analysis, v. 23, n. 4, p. 297-321, 2001.
RIVKIN, S.; HANUSHEK, E.; KAIN, J. Teachers, Schools, and Academic Achievement. Econometrica. vol. 73, No.2, p417-58. 2005.
RIVKIN, S.; HANUSHEK, E. Teacher quality. Handbook of the Economics of Education, v. 2, p. 1051-1078, 2006.
SHAHZAD, K; NAUREEN, S. Impact of Teacher Self-Efficacy on Secondary School Students' Academic Achievement. Journal of Education and Educational Development, v. 4, n. 1, p.48-72, 2017.
SOARES, J. Measuringcognitiveachievement gaps andinequalities: The case ofBrazil. International Journal of Educational Research, 45(3):176–187, 2003.
SOARES, J.; CANDIAN, J. O efeito da escola básica brasileira: As evidências doPISA e do SAEB. Revista Contemporânea de Educação,2(4), 2007.
TODD, P.; WOLPIN, W. On th estimation of the production function for cognitive achievement*. The Economic Journal, v. 113, n.485, p. F3-F33, 2003.
TRAVITZKI, R. Qualidade com equidade escolar: Obstáculos e desafios na educação brasileira. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 15, n. 4, p. 27-49, 2017.
VIGNERY, K; LAURIER, W. Achievement in student peer networks: A study of the selection process, peer effects and student centrality. International Journal of Educational Research, v. 99, p. 101499, 2020.
Publicado
2023-12-27
Como Citar
Luz, L. (2023). HETEROGENEIDADE DOS PROFESSORES E DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES. A Economia Em Revista - AERE, 31(2). https://doi.org/10.4025/econrev.v31i2.64789
Seção
Artigos