EFEITO DO SISTEMA FINANCEIRO NA EVIDENCIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DE EMPRESAS EM PAÍSES EMERGENTES E DESENVOLVIDOS

  • Rômulo Alves Soares Universidade Federal do Ceará
  • Alan Bandeira Pinheiro Universidade Federal do Ceará
  • Mônica Cavalcanti Sá de Abreu Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0001-9408-5604
  • Pedro de Barros Leal Pinheiro Marino Universidade de Brasília

Resumo

O estudo avalia a influência do sistema financeiro da Austrália, do Brasil, do Canadá e da Índia sobre a extensão da divulgação de informações de responsabilidade social corporativa (RSC) de empresas de setores ambientalmente sensíveis. Para esse fim, foram selecionadas empresas dos setores de utilidade pública, materiais básicos e de operações de petróleo e gás, da Austrália, do Brasil, do Canadá e da Índia, presentes na lista da Forbes 2000 do ano de 2008. O período analisado compreendeu os anos de 2007 a 2014. A variável dependente de pesquisa é a extensão da divulgação de informações de RSC, divididas em três dimensões: ambiental, social e total. As variáveis independentes utilizadas relacionam-se com o sistema financeiro, além de variáveis de controle relativas às características das empresas (tamanho e adoção das diretrizes da GRI). Essas variáveis tiveram como fonte os bancos de dados do World Bank, do World Economic Forum, das bolsas de valores da Austrália, do Brasil, do Canadá e da Índia, além das informações existentes nos relatórios anuais e de sustentabilidade. A análise é feita por meio de estatísticas descritivas, ANOVA e regressão linear. Os resultados apontam que a extensão da divulgação de RSC se relaciona positivamente com as características do sistema financeiro. O trabalho conclui que os gestores devem dar atenção à influência das características das estruturas institucionais que moldam o Sistema Nacional de Negócios ao estabelecerem suas estratégias relacionadas à RSC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rômulo Alves Soares, Universidade Federal do Ceará
Mestre em Administração e Controladoria e graduado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Ceará,
Alan Bandeira Pinheiro, Universidade Federal do Ceará

Graduando do Curso de Administração da Universidade Federal do Ceará, Bolsista PIBIC/CNPq

Mônica Cavalcanti Sá de Abreu, Universidade Federal do Ceará
Bolsista de Produtividade 1D CNPq, Professor Associado III da Universidade Federal do Ceará, Departamento de Administração, Pós-Doutorado na University of Cambridge (Institute for Manufacturing), Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC), Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (EQ/UFRJ) e Graduação em Engenharia Química (UFC).
Pedro de Barros Leal Pinheiro Marino, Universidade de Brasília
Mestre em Administração e Controladoria e graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará. Servidor Técnico-Administrativo na Universidade de Brasília (UnB)
Publicado
2018-06-22
Como Citar
Soares, R. A., Pinheiro, A. B., Abreu, M. C. S. de, & Marino, P. de B. L. P. (2018). EFEITO DO SISTEMA FINANCEIRO NA EVIDENCIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DE EMPRESAS EM PAÍSES EMERGENTES E DESENVOLVIDOS. Enfoque: Reflexão Contábil, 37(2), 21-35. https://doi.org/10.4025/enfoque.v37i2.34035
Seção
Artigos Originais