Relação entre custos e variáveis de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave: Custo; Ensino Pesquisa e Extensão; Gasto Público; Recurso Público; Universidade Federal.

Resumo

Este estudo analisa a relação entre custos e variáveis de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Santa Catarina, no período de 1999 a 2018. Os dados foram coletados em relatórios, sites oficiais ou solicitados diretamente aos setores responsáveis, e analisados por meio de técnicas de estatística descritiva, verificação de frequências e correlação de Pearson. Os resultados indicam que a maioria das variáveis se correlaciona positivamente com o total do orçamento executado. A análise segregada aponta comportamento similar para os valores com pessoal, encargos e benefícios sociais e de custeio, visto que representam, conjuntamente, 97,3% do total. Assim, enquanto houve crescimento progressivo desses custos ao longo dos 20 anos, as variáveis que caracterizam atividades de ensino, pesquisa e extensão também se elevaram. As exceções são números de alunos de educação básica, de cursos de especialização e de atendimentos no Hospital Universitário, cuja correlação negativa e análise gráfica indicam atividades decrescentes e custos crescentes, enquanto que para as variáveis produção científica, orientação e internação no Hospital Universitário a correlação não apresentou significância estatística com nenhum tipo de gasto. Além dessas, para as despesas de capital existem outras variáveis não significativas, o que pode decorrer da sua essência em termos de valores atribuídos (estrutura e custos fixos). Por fim, o estudo expande o entendimento quanto às atividades universitárias e os gastos necessários para a sua realização, bem como fornece insights para a tomada de decisão com informações monetárias sobre sua evolução temporal e comportamento diante de diferentes situações, o que coíbe considerações simplistas do tema.

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Biografia do Autor

Dayana Trento, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do curso de Pós Graduação em Controle de Gestão, na Universidade Federal de Santa Catarina.

Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Municipal de São José (2013).

Especialização em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2018). 

Técnica em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Altair Borgert, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Programa de Pós Graduação em Contabilidade (PPGC)

Emanuele Engelage, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Programa de Pós Graduação em Contabilidade (PPGC)

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Publicado
2022-10-11
Como Citar
Trento, D., Borgert, A., & Engelage, E. (2022). Relação entre custos e variáveis de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Santa Catarina. Enfoque: Reflexão Contábil, 41(3), 96-114. https://doi.org/10.4025/enfoque.v41i3.56376
Seção
Artigos Originais