Fair Value Accounting: a mensuração de ativos biológicos na práxis e perspectivas dos profissionais contábeis do setor sucroenergético brasileiro

  • Rafael Todescato Cavalheiro Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Regio Márcio Toesca Gimenes Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Erlaine Binotto Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar o contexto da mensuração do fair value dos ativos biológicos na perspectiva dos profissionais contábeis do setor sucroalcooleiro brasileiro. Secundariamente, buscou-se verificar a existência de clusters entre os participantes do estudo, e também verificar se existe relação entre o perfil do profissional contábil com a sua percepção de impactos na mensuração de ativos biológicos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, tipo survey com abordagem qualitativa e quantitativa, envolvendo análise de cluster, analise de conteúdo e o teste exato de Fisher, considerando uma amostra populacional de 32 profissionais contábeis do setor. A partir da análise de cluster foi possível identificar a existência de três grupos de profissionais com características similares de perfil e percepção dos impactos trazidos pela IAS nº 41. A análise quantitativa demonstra que os profissionais que atuam em usinas localizadas em estados com forte ou fraca concentração da cadeia produtiva da cana-deaçúcar percebem a norma de maneira distinta. Os resultados qualitativos sugerem duas visões, sendo uma contrária e outra favorável a norma, demonstrando que não há um consenso quanto à aplicação da norma no setor. Como poucos estudos buscam analisar os impactos, vantagens e desvantagens do ponto de vista do profissional contábil, este estudo contribui para o preenchimento dessa lacuna. Esse estudo oferece insights para as entidades normatizadoras sobre a necessidade de maior detalhamento prático e problemas de aceitação da norma no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Todescato Cavalheiro, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Mestrando em Agronegócios - UFGD, Pós-graduação em Gestão de Pessoas - UCDB, Graduação em Ciências Contábeis - UFGD. Atualmente é Professor dos cursos de Administração e Ciências Contábeis na Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó - FETAC.
Regio Márcio Toesca Gimenes, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Pós-doutor em Finanças (FEA/USP), Doutor em Administração (Universidad de León e Universidade Federal de Viçosa), Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC), Mestre em Administração de Empresas (PUC/SP). Atualmente é professor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia da Universidade Federal da Grande Dourados.
Erlaine Binotto, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Doutorado em Agronegócios (UFRGS). Mestrado em Agronegócios (UFRGS). Especialização em Fundamentos Teórico Metodológicos de Ensino (UNICRUZ). Atualmente é professora Adjunta IV na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (12/2010-01/2015) e é vice-coordenadora do PROFIAP. Professora nos mestrados em Agronegócios, PROFIAP e doutorado em Administração da UFMS. Vice-Presidente da SOBER gestão 2015-2017 e 2017-2019.
Publicado
2018-12-21
Como Citar
Cavalheiro, R. T., Gimenes, R. M. T., & Binotto, E. (2018). Fair Value Accounting: a mensuração de ativos biológicos na práxis e perspectivas dos profissionais contábeis do setor sucroenergético brasileiro. Enfoque: Reflexão Contábil, 37(4), 143-162. https://doi.org/10.4025/enfoque.v37i4.40983
Seção
Artigos Originais