Os investimentos em saúde pública: uma avaliação do desempenho dos gastos públicos em Minas Gerais

Resumen

O financiamento da saúde pública possui limitações como a escassez e a distribuição de recursos, das
quais comprometem a prestação do serviço público de qualidade. Nesse sentido, há a necessidade de
buscar a eficiência dos gastos públicos, a fim de alcançar os resultados. O objetivo deste estudo é avaliar o desempenho do serviço de saúde pública nos municípios de Minas Gerais. Para isso, foi avaliado 602 municípios mineiros, no período de 2015, utilizando duas variações do modelo Análise Envoltória de Dados. O primeiro se chama Modelo de Medidas Específicas (MME), o qual utilizou-se o desenvolvimento municipal como variável não-discricionária, e o segundo modelo utilizado foi a Fronteira Invertida, com o intuito de diferenciar os municípios mais eficientes. Os resultados apresentaram que municípios vizinhos tendem a possuir valores de eficiência próximos, devido à regionalidade. Nesse sentido, há uma preocupação com municípios de regiões mais carentes, necessitando da formulação de políticas públicas capazes de atender à população e melhorar o desempenho dos serviços de saúde pública. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Wanderson de Almeida Mendes, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando em ADMINISTRAÇÃO com concentração na área Pública do PPGADM da Universidade Federal de Viçosa - UFV. Graduado em ADMINISTRAÇÃO pela Faculdade Ubaense Ozanam Coelho - FAGOC. Especialista em ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE MANUTENÇÃO pela Universidade Candido Mendes - UCAM e MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PRODUÇÃO E QUALIDADE pela Universidade Candido Mendes - UCAM.

Karla Maria Damiano Teixeira, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (1994), Mestrado em Economia Familiar pela mesma instituição (1997) e PhD em Ecologia Familiar pela Michigan State University (2003), Estados Unidos. É Professora Associada do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa, Pesquisadora 2 do CNPq, e líder do grupo certificado de pesquisa do CNPq "Famílias, Políticas e Gênero". Suas pesquisas são relacionadas às temáticas violência doméstica e intrafamiliar, mulher e trabalho doméstico e remunerado, administração de recursos na família, responsabilidade social corporativa, inclusão social, geração de trabalho e renda, mercado de trabalho e envelhecimento.

Marco Aurelio Marques Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Professor Visitante UFRN (Administração Pública) - Projeto PGPSE/CAPES (2018-atual). Pós-Doutorado em Administração Pública por Rutgers University - The State University of New Jersey - USA (2011). Possui graduação em Administração (2000) e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa -UFV (2005). Professor Associado da Universidade Federal de Viçosa, atuando no ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação em Administração e Contabilidade e nos Programas de Pós-graduação em Administração e de Extensão Rural como orientador no Mestrado e Doutorado. Bolsista de produtividade do CNPq, colaborador como consultor ad hoc da FAPEMIG, CNPq e CAPES. Membro da Public Management Research Association PMRA (USA), Membro da American Society for Public Administration (ASPA), Membro do Grupo de Investicación em Gobierno, Administración y Políticas Publicas (España). Membro do corpo editorial da Revista Administração Pública e Gestão Social (APGS) e do Cadernos EBAP. Representante para a América do Sul como Membro do Conselho da Section on International and Comparative Public Administration (SICA/ASPA); Consultor e colaborador em projetos de parceria da UFV, voltados ao desenvolvimento sustentável, geração de negócios, desenvolvimento local e agregação de valor econômico e social, com organismos nacionais e internacionais. Líder do Núcleo de Estudos em Administração Pública, Governo e Sociedade (N+APGS/IPPDS), Líder do grupo de pesquisa em Administração Pública e Gestão Social no CNPq. Coordenador de Projetos sociais junto a comunidades locais e organizações solidárias. Possui diversos artigos publicados em periódicos indexados e capítulos de livros nacionais e internacionais. Seus trabalhos científicos têm se concentrado nas seguintes áreas temáticas: Administração Pública, Governo e Sociedade, Transparência e Controle Social, Qualidade do Gasto Público, Proteção Social e Saúde Pública; Eficiência e Desempenho Organizacional; Cooperativismo, Associativismo e Terceiro Setor e Administração Pública Comparada (Américas, Europa e África).

Publicado
2020-11-19
Cómo citar
Mendes, W. de A., Teixeira, K. M. D., & Ferreira, M. A. M. (2020). Os investimentos em saúde pública: uma avaliação do desempenho dos gastos públicos em Minas Gerais. Enfoque: Reflexão Contábil, 40(1), 87-104. https://doi.org/10.4025/enfoque.v40i1.45643
Sección
Original Articles