Síndrome de Burnout em professores de cursos de Ciências Contábeis: a atuação na pós-graduação stricto sensu faz diferença?

Résumé

O objetivo deste estudo foi analisar, comparativamente, o nível da síndrome de Burnout em professores que trabalham em cursos de Ciências Contábeis nos níveis de graduação e pós-graduação stricto sensu. Com base na literatura prévia, que reporta que professores de pós-graduação stricto sensu estão submetidos a altas demandas de atividades que podem prejudicar sua saúde, especialmente aquelas relacionadas à pesquisa, formularam-se duas hipóteses: (H1) a atuação nos programas stricto sensu possui relação positiva com a síndrome de Burnout; e (H2) a carga horária destinada à atividade de pesquisa possui relação positiva com a síndrome de Burnout. Para tanto, aplicou-se questionário on-line com professores de Ciências Contábeis de Instituições de Ensino Superior do Brasil, obtendo-se 187 respostas. Foi usado o instrumento de Gil-Monte, Carlotto e Câmara (2010), cuja mensuração do Burnout se dá por meio de quatro dimensões: ilusão pelo trabalho (IT), desgaste psíquico (DP), indolência (ID) e culpa (CP). Os resultados dos modelos de regressão indicaram que não há diferença estatisticamente significante dos níveis de prevalência de Burnout entre docentes que atuam e não atuam em programa de pós-graduação stricto sensu em contabilidade, rejeitando a H1. Por outro lado, ao considerar a carga horária destinada a atividades de pesquisa, constatou-se que, de forma geral, há relação positiva com os níveis da síndrome de Burnout. Mais especificamente, em relação às dimensões DP, ID e CP. Essas evidências sustentam a hipótese H2. Os achados podem contribuir, principalmente, na elaboração de políticas e práticas educacionais e de saúde que apoiem o bem-estar dos professores.

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Bibliographies de l'auteur

Marcelo Marchine Ferreira, UNESPAR - Universidade Estadual do Parana - Campus de Campo Mourao

Possui Graduacao em Ciencias Contabeis pela Universidade Estadual de Maringa (1999), e Mestre em Admnistracao com enfase em Gestao de Negocios pela Universidade Estadual de Maringa (2004) e e Doutor (2015) em Educacao pela UFSCAR - Universidade Federal de Sao Carlos. Atualmente e professor em regime de dedicacao exclusiva na UNESPAR - Universidade Estadual do Parana Campus de Campo Mourao/FECILCAM. Atua no ensino de graduacao e pos-graduacao. Na graduacao, e professor do curso de Ciencias Contabeis, orientador de Trabalhos de Conclusao de Curso, de Iniciacao Cientifica e desenvolve pesquisas principalmente no campo da Educacao em Contabilidade. Na pos-graduacao atua principalmente em disciplinas gerenciais como Controladoria e Jogos de Negocios e tambem em Metodologia da Pesquisa. Tem experiencia na area de Administracao e de Ciencias Contabeis. Seus temas de interesse sao: educacao e contabilidade, teoria e pensamento sistemico, gestao da informacao e do conhecimento, controladoria e contabilidade gerencial.

Vitor Hideo Nasu, USP - Universidade de SãoPaulo

Doutorando em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP)

Ricardo Suave, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP)
Professor na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Stella Maris Lima Altoé Suave, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutora em Contabilidade (UFPR)
Professora na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Cristina Hillen, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutora em Contabilidade (UFSC)
Professora na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

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Publiée
2022-10-11
Comment citer
Ferreira, M. M., Hideo Nasu, V., Suave, R., Maris Lima Altoé Suave, S., & Hillen, C. (2022). Síndrome de Burnout em professores de cursos de Ciências Contábeis: a atuação na pós-graduação stricto sensu faz diferença?. Enfoque: Reflexão Contábil, 41(3), 138-156. https://doi.org/10.4025/enfoque.v41i3.56299
Rubrique
Artigos Originais