
 

19 
 

 

 

 

Fernando Collor, proprietário e político: o uso da Gazeta de 
Alagoas como prática para o coronelismo eletrônico 

JÚLIA KLEIN CALDAS* 

BRUNO LIMA ROCHA BEAKLINI** 

 

 

 

Resumo: Analisamos o conteúdo jornalístico praticado pelo jornal Gazeta de 
Alagoas, durante a cobertura de três períodos eleitorais distintos: 2002, 2006 e 
2010. No estudo, Fernando Collor de Mello, proprietário do impresso que integra 
o maior grupo de comunicação de Alagoas, prova o uso de seu jornal como 
ferramenta política durante as três eleições disputadas, comprovando a 
parcialidade do veículo e o mau exercício do jornalismo. Na pesquisa, também 
abordamos como o coronelismo eletrônico mantém sua força através de alianças 
com os grandes conglomerados de comunicação, iniciada já durante o primeiro 
governo de Getúlio Vargas.  

Palavras-chave: Mídia e política; Políticas de comunicação; Radiodifusão; 
Oligopólio das comunicações; Conteúdo jornalístico. 

Abstract: We analyzed the journalistic content practiced by the newspaper 
Gazeta de Alagoas, while covering three distinct electoral periods: 2002, 2006 
and 2010. In the study, Fernando Collor de Mello, owner of the newspaper 
integrating the largest communications group in Alagoas, proves his use as a 
political tool during the three disputed elections, proving the partiality of the 
vehicle and the bad practice of journalism. In the survey, also we approach how 
the electronic coronelismo maintains its power through alliances with major 
media conglomerates, which began during the first government of Getúlio 
Vargas.  

Key words: Media and politics; Communication policies; Broadcasting; 
Oligopoly of communications; Journalistic content. 

 

                                                 

*  JÚLIA KLEIN CALDAS é jornalista graduada pela Unisinos, graduanda em Comunicação 
Social / Publicidade e Propaganda UFRGS. 

**  BRUNO LIMA ROCHA BEAKLINI é professor do curso de Relações Internacionais e 
Comunicação Social ESPM-Sul, Relações Internacionais Unisinos, pesquisador do grupo Cepos e Doutor 
em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 



 

20 
 

 

Introdução 

No presente artigo analisamos como se 
dá a distribuição de outorgas de rádio e 
televisão no Brasil e a relação entre 
parlamentares e o governo federal 
influenciando nas concessões. Também 
vemos que essa estreita relação entre 
poder público e os grandes empresários 
da mídia ajudou a manter os grupos de 
comunicação familiares que se 
constituíram ao longo do tempo. No 
Nordeste do Brasil, a situação é ainda 

mais grave, pois além das inúmeras 
licenças para gerenciar emissoras, fica 
evidente o uso político dos veículos de 
comunicação para favorecer o 
parlamentar concessionário. Algumas 
das maiores oligarquias políticas 
detentoras de mídias são as famílias 
Sarney, do Maranhão, Magalhães, da 
Bahia, Jereissati, do Ceará, Franco, de 
Sergipe, Maia e Alves, do Rio Grande do 
Norte e Collor de Mello, das Alagoas.  

Neste trabalho analisamos o discurso do 



 

21 
 

jornal Gazeta de Alagoas durante três 
eleições com a participação de Fernando 
Collor (2002, 2006 e 2010), sendo o 
primeiro ano marcado pela volta do ex-
presidente à vida pública. 

Coronelismo eletrônico como sistema 

No Brasil é comum os parlamentares 
atuarem como sócios em empresas de 
radiodifusão, gerando uma espécie de 
oligarquia política da comunicação. 
Dessa forma é reforçada a prática do 
coronelismo eletrônico citada por Lima 
(2011), em que a relação entre deputados 
e senadores com as concessões de rádio 
e TV é tanta, que os membros do 
Congresso Nacional passam a ser 
confundidos com os próprios 
concessionários. Apesar disso, a 
Constituição de 1988 proíbe que os 
meios de comunicação sejam, direta ou 
indiretamente, objeto de monopólio ou 
oligopólio (art. 220), assim como impede 
deputados e senadores de exercerem 
cargos, função ou emprego remunerado 
em empresas concessionárias de serviço 
público (art. 54). Restrição semelhante já 
existia no Código Brasileiro de 
Telecomunicações (CBT, Lei nº 4117/62) 
desde 1962, determinando que aquele 
que estiver em gozo de imunidade 
parlamentar não pode exercer a função 
de diretor ou gerente de empresa 
concessionária de rádio ou televisão 
(parágrafo único do art. 38). De acordo 
com Lima (2011, p. 161) “consolidou-se, 
portanto, entre nós um sistema 
concentrado, liderado pela televisão e, 
em boa parte, controlado por grupos 
familiares vinculados às oligarquias 
políticas regionais e locais”. 

Nos primeiros governos da chamada 
República Velha (1889-1930), a estrutura 
política brasileira era baseada nas 
oligarquias, forma de governo em que o 
poder está concentrado em um pequeno 
número de pessoas. Com o tempo, as 
oligarquias familiares passam a estender 

outros tipos de relações, dando origem 
ao “compadrio”, reforçando as estruturas 
patriarcais no país. Sendo assim, através 
do nepotismo e da distribuição de poder 
aos “seus”, os coronéis atingem, 
facilmente, o poder da estrutura local. 
Segundo Faoro (1995), 

O coronelismo se manifesta num 
‘compromisso’, uma ‘troca de 
proveitos’ entre o chefe político e o 
governo estadual, com o 
atendimento, por parte daquele, dos 
interesses e reivindicações do 
eleitorado rural. (FAORO, 1995, p. 
631).  

Em outra obra clássica a respeito da 
estrutura de poder no Brasil, Leal (1986) 
classifica o coronelismo como um 
“sistema político dominado por uma 
relação de compromisso entre o poder 
privado decadente e o poder público 
fortalecido”. Sendo assim, o sistema 
coronelista se refere a um período 
histórico no qual os fazendeiros 
utilizaram poderes como o 
“mandonismo” e o controle do voto 
como moeda para negociar sua 
sobrevivência no comando do poder.  

O modelo político oligárquico da 
República Velha viu o seu fim com a 
chamada revolução de ’30, a partir da 
qual o papel do Estado como poder 
concedente e regulador das empresas 
concessionárias de serviço público já se 
apresentava como necessário para os 
serviços de radiodifusão. Já em 1931, o 
governo institui a Regulação das 
Comunicações, estabelecendo normas 
para as concessões de rádio (de 
competência exclusiva da União), dando 
preferência a empresas privadas para a 
exploração do serviço. Tempos depois, o 
Poder Executivo baixa decreto 
determinando, entre outras medidas, que 
estrangeiros não poderiam ser 
proprietários das empresas do mercado 
de radiodifusão, proibindo a 
concorrência estrangeira. Para Lima 



 

22 
 

(2011), o próprio governo abriu espaço 
para a concentração dos meios de 
comunicação, permitindo que os 
empresários de jornais também 
adquirissem rádios. Pode-se dizer que 
Vargas contribuiu para a manutenção do 
coronelismo no país, ao determinar quem 
ganharia as concessões de radiodifusão. 
Para Leal (1986), 

A explicação do fenômeno está no 
governismo dos chefes locais, já 
analisado anteriormente, e na 
sujeição do eleitorado do interior, 
especialmente do rural, a esses 
mesmos chefes, como consequência 
direta da nossa estrutura agrária, que 
deixa o trabalhador do campo 
ignorante e desamparado. (LEAL, 
1986, p. 248).  

O controle dos meios de comunicação 
foi de extrema importância para o 
primeiro governo Vargas, que escolhia o 
que seria divulgado, assim como 
restringia os assuntos que não lhe 
interessava propagar. Após sair do poder 
e retornar, através de eleições diretas, em 
1951, Getúlio passa a utilizar a 
concessão de canais de rádio como 
moeda de troca para conquistar aliados e 
negociar com opositores. Em 
contrapartida, os grandes empresários de 
comunicação perfilavam na oposição à 
direita de seu governo, cujo ápice foi a 
crise política gerada através do confronto 
com Carlos Lacerda. A concentração dos 
meios de comunicação aumenta, na 
medida em que os donos de jornais 
adquirem emissoras de rádio e, 
futuramente, canais de TV. De acordo 
com Sodré (1999),  

É fácil constatar, assim, o poder de 
que dispõe as empresas que lidam 
com o jornal, a revista, o rádio, a 
televisão. A época é das grandes 
corporações que manipulam a 
opinião, conduzem as preferências, 
mobilizam os sentimentos. 
Campanhas gigantescas, preparadas 

meticulosamente, arrasam 
reputações, impões notoriedades, 
derrubam governos.  (SODRÉ, 1999, 
p. 388-389).  

Até a década de 1960, a imprensa se 
alicerçava em favores públicos, já que 
não possuía estrutura comercial 
suficiente. Além da publicidade oficial, a 
verba que mantinha os veículos estava 
ligada aos anúncios publicitários. Para 
Sodré (1999), as agências de publicidade 
também influenciavam as pautas e 
edições das notícias, justamente por 
estarem afinadas com o governo 
brasileiro, que utilizava as verbas dos 
anúncios como forma de pressão. Para 
Herman e Chomsky (1994, p. 12), “a 
mídia desempenha suas funções de 
acordo com os interesses sociais de 
quem a controla e financia”, de maneira 
que: 

Os fatores estruturais podem ser 
entendidos como propriedade e 
controle, dependência de outras 
importantes fontes de financiamento 
(notadamente anunciantes), e 
interesses e relacionamentos mútuos 
entre a mídia e aqueles que fazem a 
notícia e têm o poder de defini-la e 
explicar o que ela significa. 
(HERMAN; CHOMSKY, 2003, p. 
12). 

O caso Fernando Collor de Mello: 
eleições 2002, 2006 e 2010 

Em Alagoas, o principal grupo de 
comunicação é a Organização Arnon de 
Mello (OAM), que pertence ao ex-
presidente e senador, Fernando Collor de 
Mello (Partido Trabalhista Brasileiro). O 
grupo conta com o jornal Gazeta de 
Alagoas (líder no Estado), a TV Gazeta, 
rádios Gazeta AM e FM, rádio Clube de 
Alagoas, instituto de pesquisas Gape, 
portal Gazetaweb e o Instituto Arnon de 
Mello. Segundo dados do projeto 
“Donos da Mídia”1, todas as outorgas 

                                                 
1 O projeto “Donos da Mídia” reúne dados e 



 

23 
 

das rádios e da TV do grupo estão 
vencidas.  

Desde o início de sua trajetória política, 
Fernando Collor de Mello fez uso da 
mídia para se promover. Por trabalhar 
com a imprensa, Collor domina as 
linguagens dos meios de comunicação. 
Para Conti (1999), após manter a 
influência política em Alagoas, Collor 
buscou a simpatia da imprensa brasileira. 
Segundo o autor,  

Fernando Affonso Collor de Mello 
foi eleito governador aos 37 anos 
porque construíra essa mensagem 
contra uma casta de privilegiados, os 
marajás. E porque soube 
propagandeá-la na campanha 
eleitoral e, antes dela, no jornal, nas 
rádios e na televisão de sua família, 
dona do mais poderoso grupo de 
comunicações de Alagoas.   
(CONTI, 1999, p. 13).  

Eleições 2002 

Em 2002 Collor retorna ao cenário 
político de Alagoas, desta vez em 
Alagoas. Após cumprir afastamento em 
função do processo de impeachment, 
sofrido em 1992, o dono da OAM 
afastou-se, também, da mídia. Como 
candidato a governador de Alagoas 
(representava o Partido Renovador 
Trabalhista Brasileiro – PRTB), disputou 
as eleições com o ocupante do cargo na 
época, Ronaldo Lessa (então no Partido 
Socialista Brasileiro – PSB).  

Durante a campanha, alguns temas, entre 
violência, agricultura e transporte, 
passam a ilustrar as capas da Gazeta de 
Alagoas com certa frequência, exaltando 
os problemas e dificuldades enfrentados 
pelos moradores de Maceió (maior 
colégio eleitoral de Alagoas). Por 
diversas vezes, o impresso faz uso de 
manchetes apelativas e títulos 

                                                                    
informações sobre os grupos de comunicação no 
Brasil. 

sensacionalistas para chamar a atenção 
dos leitores, tais como “Atendente é 
estuprada após ter casa invadida por 
viciado” (07/09/2002), “Bandidos 
escolhem Alagoas para morar” 
(08/09/2002) e “Cratera inferniza a vida 
dos moradores do Salvador Lira” 
(05/10/2002). 

Para Gaia (2005), ao contrário dos 
jornais concorrentes, a Gazeta 
desqualificou o governo Lessa com 
duras críticas, incluindo em seus ataques 
a prefeita de Maceió, Kátia Born 
(representante do mesmo partido de 
Lessa, PSB). As matérias “Paulista que 
visita Maceió há 20 anos critica sujeira 
nas ruas” (28/09/2002) e “Metade de 
Maceió vive em situação de exclusão 
social” (29/09/2002) ilustram o 
confronto do jornal de Collor com os 
representantes do governo. Os ataques às 
administrações de Kátia e Lessa foram 
tantos, que o governo de Alagoas 
suspendeu, naquele período, as verbas 
publicitárias para os veículos do Grupo 
Arnon de Mello. Ainda, segundo Gaia 
(2005), “na GA (Gazeta de Alagoas) 
existe a construção, através do discurso, 
da imagem forte de um candidato que 
recebe apoios contínuos, confunde-se 
com o proprietário, sendo sempre 
enaltecido”.  

As eleições de 2002 foram decididas em 
primeiro turno, com vitória de Ronaldo 
Lessa, com 52,93%2 dos votos válidos, 
enquanto Collor conquistou 40, 17%3 
dos votos. Neste retorno à vida política, 
Collor obteve bons resultados em sua 
campanha, sendo apontado, em algumas 

                                                 
2 Dados disponíveis no site do Tribunal Superior 
Eleitoral (TSE). Disponível em 
http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-
anteriores/eleicoes-2002/resultado-da-eleicao-
2002 
3 Idem, disponível em 
http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-
anteriores/eleicoes-2002/resultado-da-eleicao-
2002 



 

24 
 

pesquisas eleitorais, como o favorito ao 
cargo pretendido. Para Rubim (1999), o 
ex-presidente pode ser considerado um 
fenômeno criado pela mídia. O autor diz, 
ainda, que: 

A rigor, Collor se faz produto e 
produz-se através da mídia. Com 
esta finalidade, ele e seus 
companheiros da República das 
Alagoas recorrem a todos os 
dispositivos e acessórios midiáticos 
disponíveis: pesquisas, marketing, 
etc. (RUBIM, 1999, p. 75). 

A Gazeta de Alagoas, ao contrário da TV 
(que estava sendo gerenciada pela Rede 
Globo durante este período, para 
diminuir a influência política da 
emissora local)4, pôde agir de acordo 
com seus princípios editoriais durante a 
campanha, demonstrando parcialidade 
nos conteúdos publicados, agindo, na 
maior parte das vezes, em favor dos 
objetivos políticos de seus controladores.  

Eleições 2006: 28 dias de campanha 

Em 2006, as eleições surpreendem o 
povo alagoano. O senador Teotônio 
Vilela Filho (Partido da Social 
Democracia Brasileira – PSDB), que 
apoiava o governo estadual vigente, foi 
escolhido para concorrer ao governo do 
Estado, disputando com o deputado 
federal João Lyra (Partido Trabalhista 
Brasileiro – PTB). Ronaldo Lessa, já no 
Partido Democrático Trabalhista (PDT), 
cumpria seu segundo mandato como 
governador do Estado e candidatou-se à 
vaga de senador. Seu principal oponente 
era o deputado federal Thomaz Nonô (na 
época, filiado ao extinto Partido da 
Frente Liberal – PFL, hoje, Democratas). 
Entretanto, uma candidatura repentina 
surpreende candidatos e eleitores. 

                                                 
4 GAIA, Rossana Viana. O discurso na imprensa 
alagoana nas eleições de 2002. 2005. Tese 
(Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-
Graduação em Letras e Linguística, Universidade 
Federal de Alagoas, Maceió, AL, 2005. 

Fernando Collor de Mello surge para 
substituir o candidato do Partido 
Renovador Trabalhista Brasileiro 
(PRTB), 30 dias antes das eleições, 
realizando uma campanha eleitoral de, 
apenas, 28 dias. Por representar um 
partido nanico e contar com o apoio de 
uma pequena coligação, Collor 
participou com pouco tempo no horário 
eleitoral gratuito. Nesse curto período de 
campanha, a Gazeta fez o possível para 
trabalhar a favor de seu proprietário, 
conforme a matéria “Collor prega novas 
ideias para Alagoas” (03/09/2006). Nesta 
mesma edição, o impresso chama a 
atenção para problemas na campanha ao 
governo do Estado: “Vilela e Lyra vivem 
tensão na campanha”. De acordo com 
Gaia (2005), Collor e o deputado federal 
João Lyra romperam relações durante a 
campanha de 2002, quando Lyra 
adquiriu o grupo O Jornal de 
Comunicação um dos principais 
concorrentes da OAM. Tão logo foi 
anunciada a candidatura de Collor, a 
Gazeta aumentou as críticas em torno do 
governo vigente e do concorrente direto 
de Collor, Ronaldo Lessa. Um dos 
exemplos foi matéria veiculada às 
vésperas das eleições: “Pistolagem e 
política, uma marca em AL” 
(24/09/2006). Sobre o uso de recursos 
midiáticos para favorecer a política, 
Rubim (1999) argumenta: 

O controle da mídia, com especial 
destaque para suas ‘diabólicas 
linguagens’, serviria então ao bom 
propósito de restaurar esta política, 
tomada como modalidade superior, e 
inibir o manipulável, enganoso, 
pirotécnico e exuberante ‘discurso’ 
midiático, que, nesta enviesada 
ótica, teria produzido inclusive 
Collor. (RUBIM, 1999, p. 61).  

Com a ajuda da mídia, em especial do 
seu grupo de comunicação, o ex-
presidente venceu a eleição para senador 



 

25 
 

do Estado, com 44, 04%5 dos votos, 
marcando presença, novamente, na 
democracia brasileira. Um dia depois da 
posse houve troca de partido, migrando 
para o Partido Trabalhista Brasileiro 
(PTB).  

Eleições 2010 

Em 2010, Collor tenta, novamente, a 
vaga ao governo de Alagoas, tendo como 
principais oponentes o então governador, 
Teotônio Vilela Filho (PSDB), Ronaldo 
Lessa (PDT) e Mário Agra (Partido 
Socialismo e Liberdade – PSOL). As 
campanhas ao governo do Estado foram 
marcadas, mais uma vez, por confrontos 
entre os candidatos. O instituto de 
pesquisa Gazeta Pesquisa (Gape), que 
pertence ao Grupo Arnon de Mello, 
divulgou dados percentuais sobre a 
intenção de voto dos alagoanos bem 
diferentes dos resultados apresentados 
pelo Ibope Inteligência, um dos 
principais órgãos deste segmento na 
América Latina. Pesquisa promovida 
pelo Ibope6, encomendada pela própria 
TV Gazeta, apontou Lessa com 29% das 
intenções de voto, seguido por Fernando 
Collor, com 28%. Teotônio Vilela 
aparece em terceiro lugar, com 24%. No 
dia seguinte ao resultado, o Gape divulga 
pesquisa com resultados diferentes: 
Collor aparece em primeiro lugar, com 
38% das intenções de voto e Ronaldo 
Lessa vem em seguida, com 23%. Já 
Teotônio Vilela surge com apenas 16% 
dos votos. A grande diferença entre as 
duas pesquisas gerou desconfiança entre 
eleitores, jornalistas e os próprios 

                                                 
5 Dados disponíveis no site do Tribunal Superior 
Eleitoral (TSE). Disponível em 
http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-
anteriores/eleicoes-2006/resultado-da-eleicao-
2006 
6 Amostra de dados no site Estadão Online. 
Disponível em 
http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,lessa-
lidera-pesquisa-ibope-para-governo-de-
alagoas,599803 

candidatos, que passaram a discutir os 
resultados apresentados pelo Gape7. 

Para analisarmos o efeito das pesquisas 
eleitorais na população é necessário 
pensarmos, também, nos resultados das 
campanhas exibidas no horário eleitoral 
gratuito. Para Rubim (2002), até a 
década de 1960, a disputa eleitoral 
acontecia nas ruas, no corpo a corpo 
entre candidatos e eleitores. Contudo, 
desde as eleições de 1985, o horário 
eleitoral ganhou força, tornando-se um 
dos principais instrumentos de 
campanha. De acordo com Colling e 
Rubim (2002), 

Em suma: não só a tela ganhou 
centralidade na campanha em 
relação à rua, como também passou 
a ser um espaço social (ainda que 
eletrônico) de produção de fatos 
político-eleitorais essenciais para a 
campanha, muitos deles sem 
qualquer dependência frente aos 
acontecimentos da rua. (COLLING; 
RUBIM, 2002, p. 21).  

Antes mesmo das eleições, o Ministério 
Público Eleitoral (MPE) acusa Collor de 
praticar fraude eleitoral, por considerar 
forjados os resultados das pesquisas 
elaboradas pelo Gape. O Ministério 
Público analisou os questionários 
utilizados pelo Gazeta Pesquisa nas 
entrevistas, e concluiu que houve 
alteração nas informações divulgadas. Já 
o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de 
Alagoas reconheceu o uso político do 
instituto para benefício do candidato, 
entretanto, o órgão absolveu Collor, por 
entender que o recurso não o favoreceu 
eleitoralmente.  

Os jingles utilizados pelos candidatos na 
campanha 2010, também geraram 
polêmica, chegando até a Justiça 

                                                 
7 Dados divulgados no portal Gazeta Web. 
Disponível em 
http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/acer
vo.php?c=169739 



 

26 
 

Eleitoral. Fernando Collor de Mello teve 
que reformular o tema musical de sua 
campanha, por haver mencionado um 
suposto apoio de Lula e Dilma a sua 
candidatura, porém, o Partido dos 
Trabalhadores (PT) apoiava, 
oficialmente, Ronaldo Lessa, que 
acionou seu oponente na Justiça. Ainda 
durante as eleições, o portal Gazeta Web, 
da OAM, foi condenado a publicar cinco 
direitos de resposta a Teotônio Vilela, 
por publicar conteúdo sem a devida 
comprovação. Segundo matéria 
veiculada no jornal Folha de São Paulo, 
em 24 de setembro, o advogado de 
Teotônio acusa Collor de usar seu grupo 
de comunicação para fazer campanha 
política e, assim, obter maior apoio dos 
eleitores.  

Segundo Conti (1999), “Collor encarava 
as empresas como meio de fazer política; 
Pedro, como um negócio”, referindo-se 
ao irmão de Collor, que dirigiu as 
empresas de mídia da família até o meio 
dos anos 1990. De fato, pode-se observar 
em diversas matérias da Gazeta de 
Alagoas o uso político do impresso, em 
favor de seu proprietário. Matérias de 
página inteira, divulgando as propostas 
de Collor para Alagoas, tornaram-se 
frequentes no começo do período 
eleitoral. Em contrapartida, o jornal não 
destinou o mesmo espaço aos demais 
candidatos. Ao final do pleito8, Collor 
conquistou apenas 28,81% dos votos 
válidos, levando Lessa (29,16%) e Vilela 
(39,58%) ao 2º turno. As eleições foram 
vencidas por Teotônio Vilela (52,74%)9. 

                                                 
8 Dados divulgados no site do Tribunal Regional 
Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). Disponível em 
http://apps.tre-
al.jus.br/downloads/eleicoes/2010/resultado/cons
ulta.html?p={filtro:%22resultado-no-
estado%22,titulo:%22no%20Estado%22}# 
9 Idem, disponível em http://apps.tre-
al.jus.br/downloads/eleicoes/2010/resultado/cons
ulta.html?p={filtro:%22resultado-no-
estado%22,titulo:%22no%20Estado%22}# 

Comprovando a manipulação 
midiática 

Os números eleitorais conquistados por 
Collor nas três eleições analisadas 
demonstram que os resultados foram 
correspondentes ao uso que o político fez 
de sua mídia. Nas duas primeiras 
disputas, 2002 e 2006, Collor optou por 
exaltar os problemas da região, enquanto 
em 2010, quando usou a Gazeta e o 
instituto de pesquisa como instrumentos 
de propaganda política, obteve um 
resultado abaixo do esperado. 

Foram analisadas 46 matérias, 25 
colunas e sete capas da Gazeta de 
Alagoas, veiculadas entre agosto de 2002 
e setembro de 2010. Deste total, 12 
matérias estão disponibilizados no portal 
da Gazeta (Gazeta Web) e 34 fazem 
parte de arquivo dos alunos do Núcleo 
de Crítica à Economia Política da 
Comunicação (Cepcom)10, que pertence 
ao Curso de Comunicação Social da 
Universidade Federal de Alagoas 
(UFAL). As colunas e capas analisadas, 
também fazem parte do material do 
Cepcom e correspondem ao ano de 2010.  

A tiragem média da Gazeta durante o 
período eleitoral estudado foi de 8,9 mil 
exemplares, com destaque para as 
impressões do final de semana, que 
chegaram a 11,4 mil jornais11.  

Na maioria dos textos, Collor é citado 
apenas pelo nome ou como senador 
(cargo que ocupa desde 2006). A 
expressão “ex-presidente” foi vista em 
uma coluna (José Elias, junho, 2010) e 
um box (junho, 2010), sem registro do 

                                                 
10 O grupo de estudos do Núcleo de Crítica à 
Economia Política da Comunicação (Cepcom), 
vinculado à Universidade Federal de Alagoas 
(UFAL) reuniu uma série de materiais da Gazeta 
de Alagoas, referente às eleições 2010. 
11 Dados divulgados no portal “Mídia Dados”, 
que reúne informações demográficas, 
mercadológicas e comerciais do mercado 
brasileiro e sul-americano de mídia.  



 

27 
 

termo em nenhuma matéria do material 
consultado. Além disso, em momento 
algum o jornal comenta o impeachment 
sofrido por Collor, em 1992. Apenas em 
uma edição de seu programa eleitoral 
(agosto, 2010), que durou pouco mais de 
um minuto e meio, Collor pede 
desculpas pelo que fez no passado, 
afirmando que nada foi provado contra 
seu governo. Em hora alguma o 
proprietário da Gazeta cita as acusações 
que o levaram ao impeachment ou se 
intitula como “ex-presidente”. No dia 
seguinte à exibição do programa, a 
Gazeta publica uma pequena nota 
comentando o discurso de Collor (Fatos 
e Notícias, agosto, 2010), reforçando o 
arrependimento do candidato. O fato 
ganhou repercussão nacional, conforme 
matéria do jornal Folha de São Paulo 
(2010). O texto destaca a falta de 
explicações de Collor a respeito dos 
erros e das desculpas direcionadas aos 
eleitores, já que o ex-presidente sequer 
citou o fato de ter renunciado ao 
governo.  

Os candidatos também fizeram grande 
uso de redes sociais, em especial do 
Twitter. As colunas “Integração” e 
“Mercado Alagoas” citavam (2010) 
algumas publicações dos políticos que 
disputavam o governo do Estado, com 
maior número para os recados de Collor 
na rede. A Gazeta, inclusive, publicou o 
número de seguidores de cada candidato, 
colocando Collor sempre em primeiro 
lugar. 

No caso estudado, a mídia serviu como 
espaço para a disputa eleitoral e como 
cenário de espetáculo, conforme explica 
Rubim (2004): “o modelo editorial 
congrega os eventos que a mídia constrói 
como espetáculo político, através de 
variados gêneros discursivos, mas todos 
eles sob o controle da instituição 
midiática”. Considerando que a mídia 
exerça uma influência limitada no 

público, o trabalho da Gazeta, carregado 
em uma preferência política específica, 
não foi bem-visto pelos eleitores. 

Mesmo com o esforço exagerado em 
torno da imagem de Fernando Collor, 
essa personalidade política recriada não 
agradou (tampouco convenceu) os 
eleitores. Sabe-se que os meios de 
comunicação eletrônicos intervêm na 
construção da imagem e apresentação 
simbólica dos políticos. De acordo com 
Thompson (2007), 

A personalização generalizada de 
assuntos políticos que é facilitada 
pela comunicação de massa acarreta 
o risco de que personalidades 
construídas possam ser recebidas e 
percebidas como charlatães, e, como 
consequência, o processo de 
personalização pode ocasionar novas 
formas de ceticismo, cinismo e 
desconfiança. (THOMPSON, 2007, 
p. 348). 

A mídia tem o poder de definir o que é 
notícia e explicar seu significado. Os 
proprietários dos grandes grupos, 
inclusive Fernando Collor com as 
empresas da OAM, podem ser vistos 
como definidores dos assuntos que serão 
veiculados pela imprensa, que vai desde 
o seu agendamento, até a escolha das 
fontes. Assim como as capas da Gazeta 
davam preferência a temas eleitorais em 
um momento específico (eleições), em 
outras circunstâncias altera seu discurso, 
transformando-se, praticamente, em um 
jornal a favor do governo local. 

Considerações finais 

Com o apoio do maior jornal de Alagoas, 
o ex-presidente da República confirma, 
nos três períodos eleitorais estudados, o 
uso de sua empresa de mídia como 
ferramenta política. O discurso utilizado 
pelo jornal mostrou-se a favor de Collor, 
sendo desigual com os demais 
candidatos. As capas da Gazeta 
priorizavam a editoria de política durante 



 

28 
 

as campanhas analisadas, deixando de 
lado assuntos diversos que foram 
retomados tão logo divulgados os 
resultados das eleições. Já as matérias da 
Gazeta enalteceram as propostas de 
Collor, apresentando o candidato como o 
mais preparado para resolver as 
dificuldades do Estado. Em 
contrapartida, os problemas de Alagoas 
foram tratados com maior frequência, de 
maneira insistente e exagerada. 

Além disso, ficou explícita a posição da 
Gazeta de Alagoas em não tratar seu 
proprietário como ex-presidente, 
referindo-se ao político, em grande parte 
das vezes, como senador ou 
simplesmente pelo nome. A 
autopromoção de Collor também foi 
vista em outra empresa do grupo Arnon 
de Mello, o Instituto Gape Pesquisa, que 
forjou, conforme comprovado pelo 
Ministério Público de Alagoas, pesquisas 
eleitorais em 2010, visando o 
agendamento dos votos da população. As 
pesquisas foram divulgadas em todos os 
veículos de comunicação da OAM, com 
maior destaque no impresso. 

Prova do uso político instrumental das 
mídias no Nordeste foi a intervenção da 
Rede Globo na programação jornalística 
das afiliadas, que padronizou e gerenciou 
o jornalismo de, pelo menos, cinco 
emissoras, entre elas a TV Gazeta. 
Mesmo sendo uma empresa do grupo, a 
TV não promovia “seu candidato”, 
comportando-se de maneira distinta do 
impresso.  

A Gazeta de Alagoas promoveu o mau 
jornalismo, além do mau uso da 
profissão. De acordo com o código de 
ética dos jornalistas, o profissional deve 
manter o compromisso com a verdade do 
que é veiculado, levando em conta a 
correta apuração e divulgação dos fatos. 
A OAM não possui manual de redação, 
utilizando como guia os princípios 
editoriais das Organizações Globo. Para 

a emissora, o jornalismo praticado por 
seus profissionais (incluindo as afiliadas) 
devem se comprometer com a verdade 
dos fatos. Destacamos o item “i” do 
manual: “As Organizações Globo são 
apartidárias, e os seus veículos devem se 
esforçar para assim ser percebidos”. 
Sobre o uso político das afiliadas, o 
manual é claro: 

Os jornalistas das Organizações 
Globo não podem se engajar em 
campanhas políticas, de forma 
alguma: nelas trabalhando, 
anunciando publicamente apoio a 
candidatos ou usando adereços que 
os vinculem a partidos. 
(ORGANIZAÇÕES GLOBO, 
Princípios editoriais das 
Organizações Globo).  

Percebe-se na Gazeta de Alagoas o 
interesse em agir em benefício próprio, 
para promover seu candidato. Entretanto, 
mesmo com as acusações de uso público 
da mídia, o grupo OAM nunca foi 
punido. Ainda que contrariando a 
Constituição, diversas empresas de 
comunicação continuam sob o comando 
de políticos com grande força regional, 
sendo difícil crer em um jornalismo sem 
a interferência de seus patrões, 
detentores de carreiras políticas 
prolongadas.  

O inverso também é verdadeiro. Ao 
reivindicar os parâmetros de redação das 
Organizações pertencentes à família 
Marinho, a OAM apela para o mito da 
neutralidade jornalística, talvez 
considerando o apelo da mídia como 
negócio como sendo superior ao uso 
midiático para o benefício das carreiras 
de representação profissional. A OAM 
não conseguiu sequer atingir os 
parâmetros básicos de critérios de 
noticiabilidade e de jornalismo 
convencional, ao não trazer sequer o 
contraditório na trajetória de seu 
protagonista.  



 

29 
 

Referências 

BRASIL. Código Brasileiro das 
Telecomunicações. Disponível em 
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4117.
htm. Acesso em 07.07.2015. 

______. Constituição, 1988. Disponível em 
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituica
o/Constituicao.htm. Acesso em 07.07.2015. 

BRASIL. Ministério Público Federal. Disponível 
em 
http://www.pral.mpf.mp.br/pre/noticias/eleitoral/
ministrio_pblico_pede_cassao_das_candidaturas
_de_collor_e_galba/. Acesso em 02.06.2015. 

______. Tribunal Superior Eleitoral. Recurso 
contra Collor é negado e multa à Gazeta é 
afastada. Disponível em 
http://www.tse.jus.br/noticiastse/2012/Maio/recur
so-contra-collor-e-negado-e-multa-a-gazeta-e-
afastada. Acesso em 07.07.2015. 

CHOMSKY. Noam; HERMAN, Edward S. A 
manipulação do público. São Paulo: Futura, 
2003. 

COLLING, Leandro; RUBIM, Antônio Albino 
Canelas. Mídia, cultura e eleições presidenciais 
no Brasil Contemporâneo. In: João Carlos 
Correia. (Org.) Comunicação e Política. 
Comunicação e Política. Covilhã: Universidade 
da Beira Interior, 2005, v. 1, p. 11-44. 

CONTI, Mário Sérgio. Notícias do Planalto: a 
imprensa e Fernando Collor. São Paulo: 
Companhia das Letras, 1999. 

Donos da Mídia. Dados sobre Organização 
Arnon de Mello. Disponível em: 
http://donosdamidia.com.br/grupo/27745. Acesso 
em 03.07.2015. 

FAORO, Raymundo. Os donos do poder: 
formação do patronato político brasileiro. 
Volumes 1e 2. São Paulo: Globo, 1995.  

GAIA, Rossana Viana. O discurso na imprensa 
alagoana nas eleições de 2002. 2005. Tese 
(Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-
Graduação em Letras e Linguística, Universidade 
Federal de Alagoas, Maceió, AL, 2005.  

Grupo de Mídia São Paulo. Mídia Dados 2012. 
Disponível em 
https://dados.media/#/app/dashboard/JOR_TITU
LOS_POR_REGIAO_ESTADO. Acesso em 

01.07.2015. 

Grupo de comunicação de Collor é condenado a 
publicar direitos de resposta. Folha de São Paulo. 
São Paulo, setembro de 2010. Disponível em 
http://www1.folha.uol.com.br/poder/804131-
grupo-de-comunicacao-de-collor-e-condenado-a-
publicar-direitos-de-resposta.shtml. Acesso em 
01.07.2015. 

Ibope Inteligência. Pesquisa eleitoral 2010. 
Disponível em 
http://www.ibope.com.br/ptbr/conhecimento/hist
oricopesquisaeleitoral/Documents/26_08_Tabela
s_AL.pdf. Acesso em 26.06.2015. 

LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e 
voto: o município e o regime representativo no 
Brasil. São Paulo: Alfa-Ômega, 1986. 

LIMA, Venício. A. Regulação das 
comunicações: história, poder e direitos. São 
Paulo: Paulus, 2011.  

Portal Alagoas 24 horas. Jingles viram alvos de 
disputas jurídicas e “animam” bastidores. 
Disponível em 
http://www.alagoas24horas.com.br/eleicao2010/?
vCod=89683. Acesso em 13.06.2015. 

Portal G1. Princípios editoriais das Organizações 
Globo. Disponível em 
http://g1.globo.com/principios-editoriais-do-
grupo-globo.html. Acesso em 01.07.2015. 

RUBIM, Antonio Albino Canelas. Espetáculo, 
política e mídia. 2002. Disponível em: 
http://vsites.unb.br/fac/comunicacaoepolitica/Alb
ino2002.pdf. Acesso em 21.06.2015.  

______. Antônio Albino Canelas. Mídia e 
política no Brasil. João Pessoa: Editora 
Universitária / UFPB, 1999. 

SODRÉ, Nelson Werneck. História da 
Imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 
1999. 

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura 
moderna: teoria social na era dos meios de 
comunicação de massa. Rio de Janeiro: Vozes, 
2007.  

 

Recebido em 2015-09-08 
Publicado em 2016-03-13- 

 


