Transferência, sedução e autoridade na relação pedagógica

  • Maria Aparecida Morgado Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Palavras-chave: Identificação, Transferência, Contratransferência, Sedução, Autoridade

Resumo

São abordados os elementos psíquicos inconscientes que estruturam a relação pedagógica, a fim de mostrar que podem favorecer ou dificultar o exercício da autoridade do professor, quando essa é substituída pela sedução. O intercâmbio emocional inconsciente dessa relação acarreta a revivescência recíproca de afetos do passado infantil sem que os sujeitos envolvidos se dêem conta disso. Tal revivescência inconsciente é possível graças à identificação, à transferência e à contratransferência: essas operações psíquicas são apresentadas conceitualmente, em termos psicanalíticos, para mostrar como o processo em que se articulam pode resultar na sedução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Morgado, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Graduação em Psicologia (UNESP-Assis), Mestrado e Doutorarado em Psicologia Social (PUC-SP) e Pós-Doutorado em Psicologia Social (USP-SP). Atuação na graduação e na orientação, com experiência nas seguintes temáticas de pesquisa: relação professor-aluno, dimensões psicossociais de ações coletivas e subjetivação juvenil na calsse média. Líder do Grupo de Pesquisa Psicologia e Civilização, colabora com o Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Sociedade do PPG em Psicologia Social da PUC-SP.

Publicado
2012-03-19
Como Citar
Morgado, M. A. (2012). Transferência, sedução e autoridade na relação pedagógica. Revista Espaço Acadêmico, 11(131), 25-31. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/16407
Seção
DOSSIÊ - Psicanálise e Contemporaneidade (Orgs.: Sergio Sklar)