O que é que este autor tem? O romance entre presságios, maledicências e profanações

  • Ederson Luís Silveira Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC
Palavras-chave: Romance, Contemporaneidade, Literatura.

Resumo

O presente trabalho parte de uma investigação descritiva de abordagem qualitativa em que se busca trazer contribuições acerca dos estudos do romance na contemporaneidade. Para isso, a apresentação dos recortes teóricos aqui mencionados visa o debate e o diálogo (por vezes entre tensionamentos) acerca do conceito “contemporâneo” e do romance na atualidade e de como ambos os conceitos podem trazer luz ao que os novos autores situados no século XXI, estão escrevendo, sempre em consonância com o que os estudos sobre o tema evocam. Para apresentar modos de perceber a atualidade e a presença da multiplicidade de formas com que o romance pode se manifestar ancorados em estudiosos que se debruçaram sobre o tema mobilizaremos então os estudos de Compagnon, Todorov e Orham Pamuk, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ederson Luís Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

Mestre e doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC; pós-graduando em Ontologia e Epistemologia, Membro pesquisador do Grupo Formação de Professores de Línguas e Literatura - FORPROLL/CNPq e do  Grupo de Estudos em Territorialidades da Infância e Formação Docente (GESTAR/CNPq). Têm interesse e formação no campo de estudos literários, linguísticos e filosóficos sobretudo em torno de autores como Bakhtin, Blanchot, Butler, Foucault, Lacan e Pêcheux.

Publicado
2017-05-04
Como Citar
Silveira, E. L. (2017). O que é que este autor tem? O romance entre presságios, maledicências e profanações. Revista Espaço Acadêmico, 17(192), 119-127. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/33080