Feira Agroecológica da ARPASUL, Pelotas, RS: produção, segurança alimentar e comercialização, um estudo de caso
Resumo
Vivemos em um sistema capitalista, no qual as relações sociais e econômicas estão permeadas pela lógica da exploração da mão-de-obra e dos recursos naturais com vistas à obtenção de maiores resultados produtivos. No entanto, alguns agricultores familiares estão trabalhando com outra perspectiva de produção, a agroecológica. E comercializando seus produtos em feiras agroecológicas, permitindo o contato direto com o consumidor. Sendo assim, objetivou-se com o presente trabalho identificar, juntamente com os agricultores familiares de base ecológica que comercializam seus produtos na feira agroecológica da ARPA-SUL, na Dom Joaquim, Pelotas/RS, aspectos relativos ao cultivo, comercialização e segurança alimentar. Para tanto, através da realização de entrevistas estruturadas, foi realizada uma pesquisa com os agricultores familiares de base ecológica, associados à ARPASUL, que comercializam seus produtos na feira agroecológica da Dom Joaquim, em Pelotas/RS. Baseado nos resultados os agricultores feirantes reconhecem que seus cultivos são afetados pelos efeitos prejudiciais dos fatores climáticos adversos. A comercialização acontece sem maiores dificuldades através das feiras, e nas propriedades, onde os vizinhos são os maiores compradores. A segurança alimentar é atendida, pois percebe-se que estes agricultores têm uma grande diversidade de produtos cultivados e que estes são tanto comercializados como consumidos por eles e seus familiares.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.