A formação metodológica a partir do debate historicismo versus universalismo

  • Tais Regina da Silva Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Paula da Silva Esquerdo Universidade Federal do Espírito Santo.
Palavras-chave: Universalismo, Historicismo, Individualismo metodológico

Resumo

Este artigo objetiva discutir questões referentes à relação entre as diferentes interpretações sobre o método científico mais adequado a ser adotado pelos programas de pesquisa. Propõe examinar os paradigmas Universalista e Historicista, de modo a desenvolver uma análise efetiva do problema. O Universalismo e o Historicismo são aqui abordados como paradigmas divergentes, e suas principais características são expostas em um paralelo comparativo, utilizando como base dois autores: Hayek e Popper

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Biografia do Autor

Tais Regina da Silva Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo.
Graduada  em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Espírito Santo.
Paula da Silva Esquerdo, Universidade Federal do Espírito Santo.
Graduada  em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Espírito Santo.
Publicado
2017-05-04
Como Citar
Ferreira, T. R. da S., & Esquerdo, P. da S. (2017). A formação metodológica a partir do debate historicismo versus universalismo. Revista Espaço Acadêmico, 17(192), 50-58. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/33619