REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ALGUMAS TENDÊNCIAS DA GEOGRAFIA URBANA: TEMAS PARA O ENSINO E PARA PESQUISA

  • Ricardo Luiz Töws UEM
  • Valéria Barreiro Postali UEM
  • Marcos Clair Bovo Fecilcam/ Unespar
Palavras-chave: Geografia urbana, Áreas verdes urbanas, Produção do espaço, Circuitos da economia

Resumo

Buscar o debate sobre as tendências da geografia urbana bem como desdobrar a análise sobre os diversos temas para o ensino e para a pesquisa é o desafio que se propõe a partir dessa reflexão. O objetivo do trabalho é refletir sobre as atuais tendências da geografia urbana a partir dos temas que são discutidos no âmbito do ensino e da pesquisa. A articulação proposta diz respeito a três grandes possibilidades de pesquisa e de ensino que são as linhas de pesquisa: produção do espaço urbano, áreas verdes urbanas e abordagem econômica, a última, ora pode ser estudada à parte, ou seja, como linha específica da formação socioespacial, ora faz parte da própria linha da produção do espaço urbano, consubstanciada na abordagem miltoniana dos circuitos da economia urbana no contexto da globalização. Advertimos que o artigo não pretende esgotar as possibilidades de pesquisa da área, mas sim ilustrar algumas tendências e possibilidades apenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Luiz Töws, UEM
Doutorando em Geografia Pelo programa de Pós Graduação em Geografia (PGE/UEM) Bolsista Capes/UEM, Membro do Grupo de Estudos Urbanos (GEUR/UEM); do Observatório das Metrópoles (Núcleo R.M.M./UEM); pesquisador do Grupo de Estudos Urbanos da Fecilcam – GEURF-UNESPAR.
Valéria Barreiro Postali, UEM
Doutoranda em Geografia Pelo programa de Pós Graduação em Geografia (PGE/UEM), Membro do Grupo de Estudos Urbanos (GEUR/UEM); pesquisadora do Grupo de Estudos Urbanos da Fecilcam – GEURF-UNESPAR.
Marcos Clair Bovo, Fecilcam/ Unespar
TIDE, Professor do Departamento de Geografia da FECILCAM-UNESPAR e Coordenador do Grupo de Estudos Urbanos da Fecilcam – GEURF-UNESPAR)
Publicado
2011-12-15
Seção
Mesas Redonda