TRILHAS URBANAS: A CIDADE E O ENSINO DE GEOGRAFIA

  • Graziele Cristina Guimarães Neris Universidade Estadual de Maringá
  • Claudivan Sanches Lopes Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Geografia, Educação geográfica, Cidade, Leitura da paisagem, Maringá.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade desenvolver e potencializar o estudo da problemática da cidade e da produção do espaço urbano no ensino de Geografia tendo como referência a cidade de Maringá, Paraná. Por meio de revisão bibliográfica que contempla essa temática e da realização de trabalhos de campo buscou-se, como produto final da pesquisa, a elaboração de um Guia Didático de Percurso Urbano da cidade de Maringá, no qual procurou-se destacar e analisar as transformações de sua paisagem urbana ao longo de sua história – dando enfoque ao arquitetônico, socioeconômico, cultural e ambiental –, assim como traçados urbanos, assinalando espaços simbólicos da identidade dessa cidade. Buscou-se, despertar maior interesse dos professores em ensinar e dos alunos em aprender essa importante e atual temática geográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziele Cristina Guimarães Neris, Universidade Estadual de Maringá
Acadêmica do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Claudivan Sanches Lopes, Universidade Estadual de Maringá
Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia  da Universidade Estadual de Maringá.
Publicado
2013-03-19
Seção
Artigos