A GEOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO E MÉDIO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS - APLICAÇÃO DO MÉTODO DACUM

  • Glaucia Deffune Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Maria das Graças de Lima Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Desenvolvimento de Currículo, Competências, Habilidades

Resumo

Pensar o processo ensino-aprendizagem, após a definição de atividades que privilegiem habilidades e competências geográficas dos alunos de 5ª à 8ª séries e ensino médio, é a proposta deste artigo. A pesquisa foi desenvolvida com a participação de professores da Educação Básica, Ensino Superior, e, egressos do curso de Licenciatura em Geografia da UEM. Verificou-se que a ausência de uma atitude crítica em relação ao processo educacional inviabiliza a adoção de métodos que auxiliem no dimensionamento estratégico do processo ensino-aprendizagem. Adotou-se o método DACUM para darmos início às discussões no âmbito do ensino de Geografia mais próximo da realidade e cotidiano do aluno, e na resolução de problemas que se manifestem na prática da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucia Deffune, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Departamento de Geografia - UEM; Área de Ensino de Geografia
Maria das Graças de Lima, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Geografia, UEM.

Área de Ensino de Geografia

Publicado
2011-12-15
Seção
Artigos