A POBREZA URBANA NO PERÍODO ATUAL E A RECONFIGURAÇÃO DO CIRCUITO INFERIOR DA ECONOMIA

  • Valéria Barreiro Postali Universidade Estadual de Maringá
  • Cesar Miranda Mendes Universidade Estadual de Maringá

Resumen

As transformações econômicas ocorridas recentemente no Brasil possibilitaram a expansão do consumo pela população de baixa renda. Neste contexto, os dois circuitos da economia urbana, sobretudo o circuito inferior, tem-se reconfigurado, sendo que tal reconfiguração expressa-se principalmente através de suas dinâmicas e de sua expansão. A esse respeito Baumann (2008) menciona que estaríamos vivendo em uma “sociedade de consumidores”, já Ballesteros e Carreras (2006) são ainda mais categóricos e afirmam que o consumo constitui-se atualmente na perspectiva mais importante a partir da qual se deve entender a diferenciação das classes sociais, postergando a explicação clássica relativa à propriedade dos meios de produção. A expansão do consumo encontra-se diretamente relacionada ao avanço da creditização da sociedade, ou seja, o acesso aos cartões de crédito, débito e de lojas encontra-se em franco crescimento. Entretanto, concomitante a essa expansão do consumo tem-se presenciado o avanço do endividamento e da inadimplência da população. Com base nestas considerações, o presente trabalho realiza uma análise das transformações políticas e econômicas que possibilitaram a expansão do consumo pela população, sobretudo a de baixa renda, bem como nas consequências deste consumo exacerbado. O arcabouço teórico das análises realizadas encontra-se fundamentado em autores que discutem a temática em questão.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Valéria Barreiro Postali, Universidade Estadual de Maringá
Professora Colaboradora do Departamento de Geografia da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM); doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE/UEM); membro do Grupo de Estudos Urbanos (GEUR/UEM) e Grupo de Estudos Urbanos da FECILCAM (GEURF/FECILCAM).
Cesar Miranda Mendes, Universidade Estadual de Maringá
Professor Adjunto do Departamento de Geografia (DGE) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM); coordenador do Grupo de Estudos Urbanos (GEUR/UEM).
Publicado
2012-12-21
Sección
Artigos