MUDANÇAS DE CONCEPÇÕES DE REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA: CONSTRIBUIÇÕES DE UMA PARCERIA COLABORATIVA ENTRE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

  • Jacks Richard Paulo Universidade Metodista de Piracicaba
  • Roseli Pacheco Schnetzler Universidade Metodista de Piracicaba

Résumé

Há várias décadas, professores que atuam na Educação Básica vêm promovendo a inserção das representações cartográficas/mapas no processo de ensino e aprendizagem de diferentes conteúdos, principalmente na área de Geografia, mas também não é recente o fato de professores apontarem sérios problemas tanto de ensino quanto de aprendizagem dos mapas. Assim, investigamos se a constituição de uma parceria colaborativa, em um processo de formação continuada, contribui para que os professores de Geografia (re)signifiquem suas formas de abordar as representações cartográficas no ensino de mapas. A atividade proposta visou a fazer mudanças conceituais em relação às representações cartográficas e, consequentemente, contribuir para a melhoria do ensino. Diante das reflexões estabelecidas pelo grupo em relação aos conceitos, percebeu-se que os professores começaram a se sentir mais seguros em relação às representações cartográficas/mapas. No entanto os problemas de como trabalhavam as representações e os conceitos podem ser explicados pela concepção que tinham de ensino, de aprendizagem e de conhecimento.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Jacks Richard Paulo, Universidade Metodista de Piracicaba
Graduação em Geografia pela PUC Minas, Mestrado em Geologia pela UFOP e Doutorando em Educação pela UNIMEP. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Ouro Preto.
Roseli Pacheco Schnetzler, Universidade Metodista de Piracicaba
Graduação em Química pela USP, Mestrado em Metodologia de Ensino pela UNICAMP e Doutorado em Educação Química pela University of East Anglia. Atualmente é professora titular da Universidade Metodista de Piracicaba.
Publiée
2013-03-19
Rubrique
Artigos