UTILIZAÇÃO DO SIG PARA O MONITORAMENTO DE ALGUNS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO PEDRO EM FAXINAL – PR

  • Cláudia Maria Justus Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: SIG, Bacia Hidrográfica, Rio São Pedro, Faxinal, Análise físico-química

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a utilização do Sistema de Informação Geográfica (SIG) para monitorar alguns parâmetros físico-químicos das águas superficiais da bacia hidrográfica do rio São Pedro, no município de Faxinal – PR. Inicialmente foi realizado trabalho de campo para a verificação das coordenadas UTM e coleta das amostras de água em quinze pontos, as quais foram quantificadas “in situ” com um medidor multiparâmetros. Em seguida, foi elaborado um banco de dados na plataforma SIG, apoiado na metodologia de representação de informações como a localização da área de estudo e dos pontos de amostragem, bem como de mapas de qualidade ambiental contendo os teores do parâmetro mensurado em cada ponto amostrado. Dessa forma, o SIG permitiu o processamento dos dados georreferenciados e a correlação destes com as possíveis fontes de poluição natural ou de ação antrópica. Assim, o SIG possibilitou o monitoramento da qualidade das águas superficiais, propiciando resultados mais rápidos e confiáveis no tocante à tomada de decisões para procedimentos de controle da poluição deste manancial, contribuindo para o planejamento e gestão destes recursos hídricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Maria Justus, Universidade Estadual de Londrina
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), como bolsista da Capes. Engenheira Agrônoma pela UEL, em 2002, e Especialista em Análise Ambiental e Ciências da Terra pela UEL, em 2012.
Publicado
2013-03-19
Seção
Artigos