“MATRIZ DE SUPORTE À ANÁLISE AMBIENTAL” APLICADA AO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA EM LONDRINA (PARANÁ)

  • Carlos Eduardo das Neves Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Aline Ross Universidade Estadual de Londrina - UEL

Résumé

O processo de produção do espaço urbano tem se intensificado de modo acelerado e inadequado, desde 1960, gerando uma pressão urbanística que evidencia uma série de conflitos entre o desenvolvimento urbano e os limiares de estabilidade do sistema ambiental físico. Assim, a dinâmica de uso e ocupação da terra, somada às fragilidades do sistema ambiental e as limitações da gestão e planejamento do território, tornaram mais evidentes e intensos os conflitos e impactos ambientais. Nesse sentido, objetivou-se identificar, classificar e avaliar, a partir da “Matriz de Suporte à Análise Ambiental”, os impactos ambientais de quatro distintos pontos do Município de Londrina (Paraná). Através dos resultados da avaliação, constatou-se que os fatores de riscos e problemas ambientais estão associados a todos os locais analisados, os quais se encontram extremamente degradadas. O ponto mais preocupante da amostra analisada é área de fundo de vale do Ribeirão Água das Pedras, pois esta apresenta apenas 66,6% de “alta classe de impacto” e 87,5% de “potencial de risco direto a saúde humana”. Conclui-se, que a metodologia utilizada apresentou grande aplicabilidade à pré-avaliação dos impactos ambientais em áreas potencialmente degradadas, servindo, portanto, enquanto subsídio ao planejamento ambiental.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Carlos Eduardo das Neves, Universidade Estadual de Londrina - UEL
Doutorando em Geografia (FCT/UNESP). Mestre em Geografia (UEL) com bolsa CAPES. Integrante dos grupos de pesquisa GADIS e LAPEGE.
Aline Ross, Universidade Estadual de Londrina - UEL
Mestrado em Geografia (UEL) com bolsa CAPES. Integrante do laboratório de Hidrogeoquímica. Professora na Uninorte Júnior.
Publiée
2015-08-29
Rubrique
Artigos