AVALIAÇÃO FÍSICO-HÍDRICA DO LATOSSOLO VERMELHO TEXTURA ARGILOSA: SUBSÍDIOS A GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO PIRAPÓ-PR

  • Francieli Sant'ana Marcatto UEM
  • Hélio Silveira UEM

Resumen

A avaliação dos atributos físicos e hídricos dos solos são importantes indicadores dos processos atuantes em uma bacia hidrográfica. Diante disso, o trabalho objetiva avaliar o comportamento físico-hídrico do Latossolo Vermelho textura argilosa, em diferentes usos na bacia hidrográfica do Pirapó. Foram realizadas coletas de amostras nos horizontes superficiais (Ap) e subsuperficiais (até 20 cm de profundidade) do Latossolo Vermelho sobre os usos de pastagem, culturas temporárias e floresta nativa seguindo os critérios do manual de descrição e coleta de solo no campo (LEMOS e SANTOS, 1996). Para cada tipo de solo e uso foi determinada a densidade dos solos, densidade de partículas e porosidade total de acordo com os critérios estabelecidos no manual de métodos de análise do solo (EMBRAPA, 1997). A permeabilidade foi determinada com o uso do permeâmetro de Guelph, com o método de uma carga hidráulica e a resistência à penetração com o penetrômetro de impacto.  Pode-se concluir que as piores condições foram encontradas no Latossolo Vermelho sob culturas temporárias, sendo necessárias medidas que busquem melhorar os atributos físico-hídricos do solo.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Francieli Sant'ana Marcatto, UEM
Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEM.
Hélio Silveira, UEM
Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Geografia e Doutor em Geociências pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEM.
Publicado
2015-10-18
Sección
Artigos