SISTEMA GNUTECA: POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR NO ENSINO SUPERIOR

  • Edson Batista Silva
  • Sonia Maria Mesquita
Palavras-chave: Biblioteca, Automação, Interdisciplinaridade, Software Gnuteca,

Resumo

O presente artigo é resultado da pesquisa sobre o Sistema Gnuteca como possibilidade interdisciplinar no Ensino Superior. O objetivo da pesquisa constituiu-se em analisar o uso de novas tecnologias como forma de integração no processo ensino aprendizagem, especificamente o Software Gnuteca. Foi um estudo qualitativo, se configurou como estudo de caso, realizado na Universidade Estadual de Goiás/campus Itapuranga. Para coleta de dados foram utilizados quarenta e seis questionários, contendo perguntas dissertativas para estudantes dos 4º anos dos cursos de Letras, História, Geografia e Ciências Biológicas, Coordenadores dos cursos, Bibliotecária e seis professores. De acordo com os resultados obtidos, o software Gnuteca não possibilita comunicação “síncrona” nem “assíncrona” através da rede entre biblioteca e comunidade acadêmica, não podendo ser considerado uma ferramenta que cria possibilidades interdisciplinares no Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Batista Silva
Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Especialista em educação ambiental e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, atua como professor efetivo na Universidade Estadual de Goiás/campus Itapuranga.
Sonia Maria Mesquita
Licenciatura plena em História e Especialização em interdisciplinaridade e demandas contemporâneas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), atua como técnico administrativa na Universidade Estadual de Goiás/campus Itapuranga.
Publicado
2016-08-16
Seção
Artigos