PROGRAMA “MINHA CASA, MINHA VIDA” (FAIXA 1) EM SÃO JOÃO DEL REI, MG: UMA ANÁLISE CRÍTICA

  • Daniela Abritta Cota
  • Ana Luiza Aureliano Silva
Palavras-chave: Política Habitacional, Programa Minha Casa, Minha Vida, São João del Rei, direito à cidade, limites da política.

Resumo

Este trabalho buscou identificar e analisar os empreendimentos produzidos pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida” (PMCMV) em São João del Rei (SJDR), MG, na modalidade viabilizada com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) – famílias com renda de até R$ 1.600 mensais, em que está mais concentrado o déficit habitacional –, verificando que o PMCMV, também em SJDR, vem garantindo à essa parcela da população o direito à moradia, mas não o direito à cidade, deixando a desejar enquanto uma política habitacional ao reproduzir imensas áreas isoladas e monótonas e ocupações destituídas de qualquer preocupação com uma alternativa mais humana e sustentável de implantação urbanística e de construção arquitetônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Abritta Cota
Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Arquiteta e Urbanista. Doutora em Geografia pela UFMG.
Ana Luiza Aureliano Silva
Aluna do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Arquiteta e Urbanista pela UFSJ. Ex-bolsista PIBIC-FAPEMIG.
Publicado
2017-07-05
Seção
Artigos