INVISIBILIDADE DA CULTURA RURAL DA FEIRA LIVRE NO PLANO DIRETOR DE SÃO FELIPE - BA

  • Vinnie Mayana Lima Ramos
  • Michele Paiva Pereira
  • Cristina Maria Macêdo de Alencar

Résumé

A ação do Estado na elaboração e implantação da Política Urbana é examinada neste artigo por meio do Plano Diretor Participativo Municipal de São Felipe - BA. O âmbito da cultura é, por sua vez, caracterizado na dinâmica das feiras livres em geral e da feira de São Felipe, objeto do Plano. O percurso metodológico foi pesquisa de campo, bibliográfica e documental, tratamento de dados por análise de conteúdo. Constatou-se que na perspectiva do Plano Diretor, a cultura local expressa na feira livre como cultura da vida rural camponesa fica invisível nesse espaço público urbano que é a feira, apesar de ser esta cultura que dá identidade ao município. Desse modo, é possível afirmar que há uma dissociação entre o rural e o urbano considerando o lugar que a feira livre ocupa no Plano Diretor Participativo.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Vinnie Mayana Lima Ramos
Advogada, Bacharela em Direito, Mestranda em Planejamento Ambiental, Bolsista FAPESB/ pela Universidade Católica do Salvador.
Michele Paiva Pereira
Graduanda em Geografia pela Universidade Católica do Salvador.
Cristina Maria Macêdo de Alencar
Doutora em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA/UFRRJ; Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social pela Universidade Católica do Salvador.
Publiée
2017-07-13
Rubrique
Artigos