O URBANO NA FRONTEIRA: A REALIDADE DAS CIDADES DE BARRACÃO/PR, DIONÍSIO CERQUEIRA/SC E BERNARDO DE IRIGOYEN/MISIONES/ARG

Résumé

Este estudo tem por objetivo evidenciar as particularidades das confluências de áreas urbanas em região de fronteira. Na realização deste trabalho, um dos principais pontos a se destacar foi o fomento ao conhecimento teórico adquirido durante a disciplina de Geografia Urbana ministrada pelo Prof. Dr. César Miranda Mendes. As cidades analisadas foram Barracão, localizada no extremo sudoeste do estado do Paraná; Dionísio Cerqueira, situada na porção mais a noroeste do estado de Santa Catarina e Bernardo de Irigoyen, localizada à nordeste do território provincial de Misiones, na Argentina. As três cidades são conurbadas, ou seja, possuem a mancha urbana unificada, mas em relação à fatores históricos foram definidos pelas disputas territoriais entre Brasil e Argentina e entre os estados do Paraná e de Santa Catarina. A pesquisa de campo se mostrou relevante para o entendimento de características que são particulares às localidades visitadas. A organização deste artigo se baseou na reflexão teórica sobre o termo fronteira e sua utilização na pesquisa em Geografia, seguida de um pequeno histórico sobre as três cidades e suas características atuais. Por fim, serão apresentados outros pontos de destaque acerca da área e que foram apreendidos na pesquisa de campo, como por exemplo o CIF (Consórcio Intermunicipal de Fronteira).

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Denis Cereja dos Santos
Graduado em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pós-graduado em Ensino e Pesquisa na Ciência Geográfica pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Publiée
2018-12-17
Rubrique
Artigos