AGLOMERADO URBANO DE MARINGÁ: MOBILIDADE ESCOLAR E RELAÇÕES SOCIOESPACIAIS

  • Valkiria Trindade de Almeida Santos SEED/PR
  • Marcio Mendes Rocha Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Resumo

Os estudos de mobilidade escolar implicam em uma articulação com distintas ordens de mobilidade que, em conjunto, configuram a concepção de Mobilidade Humana. Neste estudo, analisa-se o fluxo de mobilidade escolar do Aglomerado Urbano de Maringá e a sua articulação com as principais Políticas Públicas Educacionais. Desse modo, os dados empíricos foram coletados por meio de questionário semidirecionado e de entrevistas. Considera-se que os principais estímulos à mobilidade escolar são as Políticas Públicas Educacionais que proporcionam o ingresso de jovens e adultos à rede superior de ensino. Essas políticas se encontram destinadas às Instituições de Ensino Superior públicas ou particulares, tendo em vista o desenvolvimento regional; o que permite concluir que a Mobilidade Escolar é resultante das relações socioespaciais.

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Biografia do Autor

Valkiria Trindade de Almeida Santos, SEED/PR

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora QPM/SEED/PR – Núcleo Regional de Maringá.

Marcio Mendes Rocha, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Publicado
2020-11-24
Seção
Artigos