FOTOGRAFIA, CONTEXTO E ANÁLISE NO ENSINO E NA PESQUISA DE GEOGRAFIA

  • Margarete Frasson Professora da Educação Básica

Resumo

Este artigo versa sobre a utilização da fotografia no ensino e na pesquisa de Geografia a partir de produções científicas, resultado de pesquisas realizadas no período de 2009 a 2018, pela autora, sob orientação de professores que atuam junto a programas de Pós-Graduação em Geografia. O estudo demonstra que a fotografia viabiliza explorar as categorias teóricas de análise da Geografia: ao auxiliar na interpretação do espaço geográfico; ao captar as concepções de conceitos utilizados pelos sujeitos pesquisados; ao representar o real e o simbólico da área de estudo. Desse modo, considera-se a fotografia como possibilidade para discutir o ensino e a pesquisa em Geografia. Assim, este estudo permite concluir que a fotografia agrega ao ensino e à pesquisa condições metodológicas para ultrapassar a perspectiva de utilização da imagem fotográfica como ilustração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarete Frasson, Professora da Educação Básica

Graduada em Geografia pela Universidade do Oeste Paulista. Mestrado em Educação e Ensino de Geografia pela Universidade do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão. Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Professora da Educação Básica.

Publicado
2021-08-03
Seção
Artigos