O ESTUDO DO MEIO E APREENSÃO DA PAISAGEM URBANA

  • Sandra Terezinha Malysz Universidade Estadual do Paraná (Unespar)
  • Claudivan Sanches Lopes Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Rosimeire Cristina Gussão Letenski Secretaria do Estado da Educação do Governo do Paraná (SEED/PR)

Resumo

Considerando que o Estudo do Meio contribui para um ensino de Geografia mais dinâmico e que favorece o raciocínio geográfico, este trabalho foi construído com o objetivo de ampliar o debate sobre essa metodologia no estudo da cidade e da paisagem urbana. O artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa-ação dos bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID do curso de Geografia da Unespar, com alunos dos 6ºs anos em uma escola do município de Campo Mourão/PR. A metodologia consistiu no Estudo do Meio com os alunos nos diferentes bairros da cidade nos quais eles moravam. A realização de um questionário sobre o georreferenciamento escolar revelou que a maioria dos alunos moravam em lugares distantes do Colégio. Os bairros de moradia foram espacializados na planta urbana, e depois visitados com os alunos, que observaram as diferentes paisagens urbanas e as representaram com desenho. O trabalho de campo possibilitou a articulação entre o conhecimento do cotidiano e o conhecimento científico e favoreceu as abstrações. O olhar geográfico do aluno sobre os diferentes bairros, confirmou que a paisagem é percebida de forma diferente pelos indivíduos, assim, favoreceu a discussão sobre a vida na cidade e cidadania.

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Biografia do Autor

Sandra Terezinha Malysz, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Professora do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Claudivan Sanches Lopes, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo - FFLCH/USP e Prof. do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Rosimeire Cristina Gussão Letenski, Secretaria do Estado da Educação do Governo do Paraná (SEED/PR)

Especialista e Licenciada em Geografia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão – FECILCAM e Professora de Geografia na Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED/PR.

Publicado
2021-08-03
Seção
Artigos