PEQUENAS CIDADES INSERIDAS NO DOMÍNIO CANAVIEIRO NORDESTINO: CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Résumé

As pequenas cidades têm se tornado importante objeto de estudo no âmbito da Geografia por sua quantidade, diversidade e contingente demográfico. Neste sentido, objetiva-se debater aspectos socioeconômicos, desafios e perspectivas das pequenas cidades canavieiras do Nordeste brasileiro. Como objetivos específicos visa-se demonstrar os estudos e a relevância das pequenas cidades na rede urbana; enunciar diferentes conceitos e critérios de definição quanto ao tema; identificar o domínio canavieiro nordestino; e descrever aspectos socioeconômicos das pequenas cidades canavieiras, seus desafios e possibilidades. Como metodologia, a partir da revisão bibliográfica e das reflexões desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) quanto à definição de regiões de influência das cidades e de arranjos populacionais, definiu-se quais seriam as pequenas cidades canavieiras e sobre elas foram levantadas informações socioeconômicas e analisadas comparativamente às escalas estadual, regional e nacional. Conclui-se que os pequenos centros urbanos canavieiros possuem condições socioeconômicas precárias, de superação mais desafiadora, ainda que possibilidades existam.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Gustavo Souza Barbosa, IFPE

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre e Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Recife.

Ione Rodrigues Diniz Morais, UFRN

Doutora em Ciências Sociais, Mestre e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Titular do Departamento de Geografia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publiée
2021-03-16
Rubrique
Artigos