O TURISMO PEDAGÓGICO COMO MÉTODO DE ENSINO NA GEOGRAFIA ESCOLAR: ROTEIROS PARA O MUNICÍPIO DE SANTA MARIANA-PR

  • Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Sarah Desiree Desiderio da Costa Universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumo

Ensinar Geografia significa possibilitar ao aluno raciocinar geografica­mente o espaço terrestre em diferentes escalas. Nesse sentido, torna-se necessário diferenciar as práticas pedagógicas nas aulas de Geografia, a começar pela utilização de diferentes linguagens e métodos de ensino. Assim, esta pesquisa teve por objetivo discutir a Geografia Escolar e o Turismo Pedagógico como método de ensino de Geografia. Em específico, propor roteiros de turismo pedagógico para o município de Santa Mariana-PR. o percurso metodológico compreendeu o estudo de bibliografias referentes ao Ensino de Geografia e o Turismo Pedagógico; trabalho de campo no segundo semestre de 2019; levantamento de informações gerais junto a órgãos públicos, sites e proprietários sobre os locais visitados no trabalho de campo e por fim a elaboração de roteiros de Turismo Pedagógico. Foram elaborados dois roteiros de Turismo Pedagógico para o município de Santa Mariana-PR, sendo um deles para a Cachaça Bassi e o outro para a Fazenda Palmeira, os mesmos podem ser utilizados como método de ensino de conteúdos geográficos, mas especificamente no estudo de temas ligados ao espaço rural e à produção agrícola.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-06-15
Seção
Artigos