CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO CAMPO E CIDADE
Resumo
No âmbito da Geografia, apresentamos neste texto uma das categorias de conhecimentos docentes proposta por Shulman (1986; 1989; 2014) denominada “Conhecimento do Conteúdo”. O valor do conteúdo disciplinar e a ação pedagógica do professor representam aspectos estimados por esse pesquisador e resultaram, entre outras proposições, na identificação de categorias de conhecimento: conhecimento do conteúdo; conhecimento pedagógico geral; conhecimento do currículo; conhecimento pedagógico do conteúdo; conhecimento dos alunos e de suas características; conhecimento de contextos educacionais; conhecimento dos fins, propósitos e valores da educação. Desse modo, expomos parte das reflexões do estudo realizado sobre os conhecimentos do professor de Geografia referente ao conteúdo campo e cidade. Os sujeitos da pesquisa envolveram quatro profissionais experientes, licenciados no curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, MS, em exercício em escola pública local, Três Lagoas, MS, e em municípios próximos, em Pereira Barreto e Castilho, ambos no estado de São Paulo. Por meio de pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico, coleta de dados, análise de resultados à luz dos referenciais teóricos, buscamos compreender os conhecimentos docentes e realçar a função central do conteúdo geográfico.