INFLUÊNCIAS ESTRANGEIRAS SOBRE O ENSINO BRASILEIRO DA GEOGRAFIA: UM PERCURSO HISTÓRICO DE CORRENTES EDUCACIONAIS

  • Clayton de Oliveira Bossoni Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Maria das Graças de Lima Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Resumo

Este artigo foi elaborado com o objetivo de analisar algumas das principais influências estrangeiras que atuaram ou que gozam de pleno funcionamento no território brasileiro sobretudo no âmbito educacional geográfico, moldando planos e ações governamentais do país de acordo com seus interesses. Essas intervenções, foram protagonizadas por órgãos de caráter supranacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Banco Mundial (BIRD) e a União Geográfica Internacional – Comissão para Educação Geográfica (UGI-CEG), os quais vêm atuando principalmente em países subdesenvolvidos ou emergentes. Nesse sentido, no decorrer deste trabalho serão realizadas análises e comprovações, enfatizando a internacionalidade educacional e suas influências, as quais foram impostas, a partir de convênios firmados com instituições estrangeiras e que promoveram modificações no ensino brasileiro, não somente de Geografia, mas em toda estrutura educacional. Conjuntamente, será exposto o cenário político brasileiro no qual se deram essas alterações, as quais foram direcionadas principalmente pela UNESCO e Banco Mundial, pois trata-se de órgãos atuantes no âmbito educacional em nível mundial, os quais têm atuado em diversos campos e esferas, principalmente na macro política, que por sua vez tem o poder de promover mudanças político-administrativas, conforme as ambições destes organismos.

 

Palavras-chave:  Ensino de Geografia. UNESCO. Neoliberalismo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-05-02