O ENTORNO FÍSICO DE ESCOLAS PADRÃO NO INTERIOR DO PARANÁ

  • Ugo Andreata Galimbertti Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Renato Leão Rego Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Resumo

A padronização de edifícios escolares consiste numa prática recorrente no Brasil, e esta estratégia colaborou com a diminuição do déficit da cobertura nacional do acesso à educação. Entretanto, a praticidade decorrente do emprego de projetos padrão transcorre numa perda geral de aspectos qualitativos. A literatura destaca alguns problemas recorrentes nestas escolas, nomeadamente o conforto ambiental, a falta de coesão com o entorno físico, e a desconsideração da necessidade dos usuários. Atualmente, o Plano de Ações Articuladas do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (PAR/FNDE) disponibiliza projetos padrão para a construção de escolas em todo território nacional, e segundo banco de dados do TCE-PR, a escola de 6 salas é recorrentemente utilizada por municípios interioranos do Paraná. Com isso, esse artigo se dedica a identificar e caracterizar o entorno físico das escolas padrão implantadas neste estado, a fim de se produzir material para consideração no processo de revisão e elaboração de novos projetos para este contexto. Isso procedeu a partir de análise morfológica, estatística e censitária. Como resultado, foi possível constatar um padrão de implantação das escolas próximas a faixas de hiato urbano de lenta transformação, com baixa ocupação, lindeira à lotes rurais e provida de infraestrutura deficitária.

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Publicado
2025-06-11