ELEMENTOS METODOLÓGICOS PARA PESQUISAS NA ÁREA DO ENSINO DE GEOGRAFIA EM ESCOLAS

  • Daniel Rodrigues Silva Luz Neto Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Neio Lucio de Oliveira Campos Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

O objetivo deste trabalho é contribuir com elementos metodológicos para as pesquisas na área do ensino de Geografia em escolas do ensino básico. A pesquisa foi desenvolvida usando uma abordagem qualitativa, centrada no procedimento de pesquisa bibliográfica. Para tanto, realizou-se uma investigação teórica sobre elementos de projetos de pesquisa, métodos, procedimentos e técnicas, que se constituíram como as categorias analíticas da investigação deste objeto de pesquisa. Os resultados indicam que existe um crescimento de pesquisas na área de ensino de Geografia no Brasil, o que, ao mesmo tempo, demanda um maior cuidado na identificação e aplicação de elementos metodológicos essenciais para a construção dos projetos de pesquisa nessa área, seja no âmbito de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), mestrado ou doutorado. Com isso, este artigo representa uma contribuição metodológica para a construção e a operacionalização de projetos de pesquisa na área de ensino de Geografia em escolas brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-12-16