O QUE PENSAM DISCENTES E DOCENTES SOBRE A DIDÁTICA DA GEOGRAFIA?

  • Waldiney Gomes de Aguiar
  • Carla Holanda da Silva

Résumé

O artigo ora apresentado visa mostrar os resultados de uma investigação junto a três grupos de participantes, entre os quais acadêmicos do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná — UENP — (15 discentes do primeiro ano e 15 do quarto ano) também 15 professores da Rede Básica de Educação, vinculados ao Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio no Estado do Paraná. Teve como objetivo principal compreender de que forma os discentes e docentes supracitados entendem a Didática a partir da seguinte pergunta: “Qual a importância da Didática para o Ensino de Geografia?”. Os resultados mostraram aproximação das respostas dadas pelos participantes, havendo pouca variação no modo que explicaram, usando expressões como; “a Didática é a maneira ou forma de ensinar”. A ideia de investigar o tema aqui apresentado surgiu em reuniões dos pesquisadores do Grupo de Pesquisa de Ensino de Geografia e Interdisciplinaridade, registrado junto ao CNPq, o qual investiga temas curriculares que considera importantes na escola básica e na formação inicial no que se refere ao Ensino de Geografia.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Waldiney Gomes de Aguiar
Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Docente na Graduação e Pós-graduação do curso de Geografia na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio.
Carla Holanda da Silva
Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente na Graduação e Pós-graduação do curso de Geografia na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio.
Publiée
2018-08-24
Rubrique
Artigos