REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO: AS INFLUÊNCIAS DAS CORRENTES FILOSÓFICAS NOS ESTUDOS REGIONAIS

  • Sérgio Augusto Pereira Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade São Brás. Licenciado em Letras Português – Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Graduando em Geografia pela UENP.
  • Vanessa Maria Ludka

Résumé

Os conceitos de região e regionalização fundamentam numerosas discussões, sendo necessária uma seleção e um posicionamento objetivando o situar de cada pesquisa. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender os conceitos geográficos de região e de regionalização, além de fazer uma abordagem teórico-metodológica das influências das correntes filosóficas do Neokantismo, do Positivismo Lógico, da Fenomenologia e da Marxista nos estudos regionais. Metodologicamente esta pesquisa foi realizada por meio de estudos bibliográficos baseados em autores como Sandra Lencione (2009) e Rogério Haesbaert (2010). O conceito de região não é um conceito concreto e sua interpretação depende de cada pesquisador que o estuda. A regionalização, por sua vez, é a ação de construir regiões. O conceito de região evoluiu epistemologicamente com base nessas perspectivas filosóficas. Esta pesquisa é norteadora para a construção de um aporte teórico da ciência geográfica que podem ser consultados por pesquisadores, professores e alunos, além de toda sociedade, sendo de fundamental importância para a construção do pensamento geográfico.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Sérgio Augusto Pereira, Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade São Brás. Licenciado em Letras Português – Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Graduando em Geografia pela UENP.

Vanessa Maria Ludka
Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente no Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio.
Publiée
2018-08-24
Rubrique
Artigos