CONCEPÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DE SAMPAIO DORIA (1883-1964) E A DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA

Palavras-chave: políticas educacionais; questão social; Reforma do Ensino Paulista de 1920; democracia liberal.

Resumo

Este artigo analisa o projeto político-pedagógico de Sampaio Doria (1883-1964), identificando seus fundamentos e os objetivos almejados com a implantação da escola pública em São Paulo, nas décadas iniciais do século XX. Com o aporte do materialismo histórico, tendo como pressuposto a articulação intrínseca entre as concepções políticas liberais e as proposições pedagógicas do autor, examinam-se suas obras e contribuições do período. Sampaio Doria propugnou a Educação intelectual, moral, profissional, econômica, física e cívica para todos, baseada no método de intuição analítica, como mecanismo de regulação das questões sociais e de modernização da sociedade. Foi este o sentido da Reforma do Ensino Paulista que propôs em 1920 e de sua atuação como docente e como jurista, que abrangeu, também, a luta pela democracia, pela prosperidade e pela ordem social. Retomar seu pensamento permite desvelar as funções atribuídas à escola pública brasileira em suas origens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neide de Almeida Lança Galvão Favaro, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí.

Publicado
2021-02-24
Como Citar
Favaro, N. de A. L. G. (2021). CONCEPÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DE SAMPAIO DORIA (1883-1964) E A DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA . Imagens Da Educação , 11(1), 57-81. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i1.46465
Seção
Políticas Públicas e Gestão Educacional