A DOCÊNCIA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL OCASIONADO PELA COVID-19

NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO CAMPO

Palavras-chave: professoras; isolamento social; pandemia da COVID-19; escola do campo.

Resumo

O presente texto traz um recorte da pesquisa de doutorado realizada no estado do Paraná com professoras da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Urbana e de uma Escola do Campo, ambas municipais. No intuito de investigar quais são as concepções das docentes sobre a relação família e escola no período de isolamento social da pandemia da Covid-19, os estudos fundamentaram-se na perspectiva de Bauman (2007, 2011), Nóvoa (2022), Freire (2021), Ostetto (2012), entre outros. A pesquisa, cuja abordagem é qualitativa, realizou um estudo de caso denominado “História de vida”, baseado em Lara e Molina (2011). A coleta de dados foi feita através de um questionário elaborado no Google Forms e por uma entrevista via Google Meet, e o tratamento de dados ocorreu pela análise das narrativas das participantes durante a entrevista, a partir do que elas responderam no questionário, pautadas em Sousa e Cabral (2015). Neste artigo, são apresentados os resultados das narrativas das professoras da Escola do Campo durante as entrevistas, das quais surgiram as categorias: 1. Percurso de vida escolar; 2. Escolha profissional; e 3. A docência no isolamento social e a relação família e escola. As percepções das professoras revelam fatos que marcaram sua caminhada pessoal escolar e demonstram uma certa relação com a escolha da profissão. Além disso, apontam os desafios enfrentados durante o período de isolamento social e desvelam a ambivalência da profissão docente, em que houve a dedicação exaustiva ao trabalho e um possível reconhecimento das famílias sobre o preparo profissional e pedagógico do docente no ato de educar e ensinar as crianças.

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Biografia do Autor

Magali Maria Johann, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente da Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Chapecó, SC e Professora Substituta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Referências

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Publicado
2025-04-26
Como Citar
Johann, M. M., & Paula, E. M. A. T. de. (2025). A DOCÊNCIA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL OCASIONADO PELA COVID-19. Imagens Da Educação , 15(1), 35-56. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v15i1.70385
Edição
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores