INTERCULTURALIDADE NA DISCIPLINA DE LIBRAS EM CURSOS DE LICENCIATURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que objetivou analisar programas da disciplina de Libras nos cursos de Licenciatura em Letras, Pedagogia e Ciências Biológicas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Instituto Federal do Paraná (IFPR), acerca da abordagem da interculturalidade. A presença de alunos surdos em escolas regulares torna o contexto educacional bilíngue e bicultural. Assim, é necessário que o professor promova a interculturalidade em sala de aula, a inter-relação entre a cultura surda e a cultura ouvinte, para que a aprendizagem aconteça com equidade. A pesquisa foi documental e de campo, realizada por meio de métodos mistos. Teoricamente, este estudo ancora-se em Candau (2012, 2020), Perlin (1998), Skliar (1998), Albres (2016) entre outros autores que discorrem acerca da temática proposta. Os dados coletados foram analisados a partir da teoria da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Os resultados apontaram que, apesar de o termo “interculturalidade” não constar nas ementas e no rol de conteúdos dos respectivos cursos, ao analisar os programas na íntegra, percebemos o cuidado dos professores em articular a Libras e a cultura surda com a cultura ouvinte, demonstrando possibilidades de inter-relação entre elas, ou seja, o trabalho com a interculturalidade.
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