Diversidade Étnica na Educação Infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos?

  • Arycia Giseli De Melo Sousa Universidade Federal do Amazonas Centro Educacional Adalberto Valle
  • Antonia Silva de Lima Universidade Federal do Amazonas/Faculdade de Educação

Abstract

A diversidade étnica é uma das bases para o trabalho da educação infantil visto que sua função sociopolítica se baseia no respeito, celebração e promoção das diferenças. Nesse sentindo, questionou-se o trabalho docente com relação à ausência ou reforço de preconceitos étnicos e estereótipos. Os objetivos foram analisar as aproximações e distanciamentos de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil  (DCNEI), para o trabalho com o tema diversidade étnica frente ao processo de formação pessoal e social da criança e identificar a visão dos professores em relação à importância do tema diversidade étnica para o processo de socialização da criança pequena no espaço da pré-escola. A pesquisa foi de cunho qualitativo e realizou-se um estudo de caso. Para análise dos dados utilizou-se o método de análise de conteúdo, os instrumentos para a coleta de dados foram a observação dirigida e a entrevista semiestruturada. Nos resultados, é evidente o reforço em sala de aula dos estereótipos consolidados na sociedade e ausência do trabalho docente a partir da temática, apesar da maioria confirmar sua importância para o desenvolvimento da criança.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Arycia Giseli De Melo Sousa, Universidade Federal do Amazonas Centro Educacional Adalberto Valle

ncias e Matemática - GIEPECMA/UFAM. Foi bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Trabalhou como Professora Auxiliar e também desenvolveu projetos de extensão voltados para a área da sensibilização ambiental e assistência às escolas indígenas. No ano de 2015 realizou Intercâmbio Acadêmico na Universidade do Porto (Porto/Portugal) onde estudou as áreas de relações humanas, organizações escolares, gestão e avaliação de projetos. Possui pesquisas e extensões sobre Diversidade Étnica na Educação Infantil e sobre o ensino de Matemática nas Escolas Municipais Indígenas do Amazonas. Foi Vice-presidente do Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (CAPe/UFAM). Atualmente leciona no Ensino Fundamental I (4º ano) e atua como voluntária no projeto educativo da FPCEUP (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto) - 100CECCA (Ciências dentro e fora da escola). Tem experiência na área da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Educação Escolar Indígena e Coordenação Pedagógica. 

Antonia Silva de Lima, Universidade Federal do Amazonas/Faculdade de Educação
Possui doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor Associado, nível III da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando, principalmente, nos seguintes temas: literatura, pensamento e linguagem, história, mitos e lendas, crítica literária, aprendizagem e desenvolvimento e educação infantil.
Published
2017-06-07
How to Cite
De Melo Sousa, A. G., & Silva de Lima, A. (2017). Diversidade Étnica na Educação Infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos?. Imagens Da Educação , 7(2), 64-75. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i2.34197
Section
Public Policies