Práticas pedagógicas do bom professor atuante em Engenharia Civil

  • Evelin Cristina Chiarello Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Tania Mara Zancanaro Pieczkowski Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ http://orcid.org/0000-0002-5257-7747

Abstract

Este texto evidencia uma pesquisa cujo objetivo foi identificar o bom professor de engenharia civil, na perspectiva dos estudantes do curso, e analisar as práticas pedagógicas desses docentes atuantes em uma universidade localizada no oeste do Estado de Santa Catarina. Por meio de entrevistas semiestruturadas, coletamos materialidades empíricas com dez estudantes do último período do curso de engenharia civil, considerando o maior tempo de convívio desses estudantes com a maioria dos professores do curso.  O material coletado foi organizado em categorias de análise, levando em consideração a relevância e a recorrência das narrativas e foi examinado pela perspectiva da Análise de conteúdo com base em Bardin. Concluímos que o considerado bom professor pelos estudantes domina saberes conceituais, atitudinais e procedimentais.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Evelin Cristina Chiarello, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Engenheira Civil, com especialização em Docência na Educação Superior.   UNOCHAPECÓ.

 

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Graduada em pedagogia, especialista em Educação Especial e em Docência na Educação Superior pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ);  mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF)  e doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Diretora de Ensino na Unochapecó no período de 2009 a 2016.  Pesquisadora e professora titular C, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação na Unochapecó. Líder do grupo de pesquisa Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas (Unochapecó); integrante dos grupos de pesquisa Ensino e Formação de professores (Unochapecó); e Práticas Educativas e GEPE- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão (UFSM). Vice-Presidente do Comitê de Ensino na UNOCHAPECÓ no período de 01 de fevereiro de 2012 a 31 de janeiro de 2016. Autora e organizadora de livros, autora de capítulos de livros e de artigos científicos publicados em periódicos Qualis Capes.

Published
2018-03-13
How to Cite
Chiarello, E. C., & Pieczkowski, T. M. Z. (2018). Práticas pedagógicas do bom professor atuante em Engenharia Civil. Imagens Da Educação , 8(1), e40351. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i1.40351
Section
Teaching and Learning