AS LUTAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

UM OLHAR A PARTIR DOS SENTIDOS E DAS APROPRIAÇÕES DOS/AS ALUNOS/AS

Résumé

O presente texto é fruto de uma pesquisa-ação que objetivou responder a seguinte questão: De que forma é possível desenvolver o conteúdo de lutas levando em consideração a realidade de disputas e conflitos entre os/as alunos/as de uma escola municipal da cidade de Porto Alegre/RS? Para a realização do estudo desenvolvemos uma unidade didática de jogos de lutas com alunos/as do terceiro, quarto e quinto ano. A partir do que foi construído e vivenciado na prática, compreendemos que os/as alunos/as se apropriaram dos valores atitudinais trabalhados em aula e buscaram seguir as regras que promoviam a integridade física, respeito aos/às colegas e igualdade de condições. Além disso, foi possível perceber a maior participação de alunos/as com deficiência, bem como de meninas e de meninos que costumavam participar de forma periférica das aulas de Educação Física. Por fim, compreendemos que o conteúdo de lutas fez sentido, pois dialogou com as necessidades e os desejos dos/as alunos/as pelo movimento, pelas disputas e pelas experiências de tensão/excitação agradável dentro da escola.

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Bibliographies de l'auteur

Maitê Venuto de Freitas, Rede Municipal de Porto Alegre

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFRGS). Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, RS.

Flávio Py Mariante Neto, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Educação Física pela UFRGS. Professor Adjunto da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado e Mestre em Educação Física (UFSC). Professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

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Publiée
2024-12-14
Comment citer
Freitas, M. V. de, Mariante Neto, F. P., & Vasques, D. G. (2024). AS LUTAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Imagens Da Educação , 14(4), 117-135. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i4.69840
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores